Estamos sempre pensando na
evolução da educação, mas não é o caso. Não temos mais tempo para correr atrás
dos resultados mundiais. Estamos muito aquém do que deveríamos em relação ao
nível econômico do país no mundo. Agora temos que ser corajosos e propor uma
revolução do sistema educacional. Temos que dizer NÃO a tudo que está aí,
estabelecido. O que está sendo feito dentro da sala de aula parou no tempo e no
espaço. Não adianta arrumar a escola, ela não tem salvação. Vamos virá-la de
cabeça para baixo para encontrar novas soluções. Está tudo atrasado. Conteúdos
do século passado, métodos de séculos atrás, prédios impróprios, currículos
fora da era digital, móveis ainda individuais, livros que fazem referência a
conteúdos sem aplicação real, etc., etc..... Ficaria enumerando tudo que tem
dentro da escola e que não precisamos mais. O quadro negro ou verde ainda está
lá. Acreditem!!!! E os professores são formados por uma academia que não
reflete os tempos futuros. O que será que as crianças e adolescentes precisam
aprender? E em que tempo? Os professores não sabem. Os gestores devem realizar urgentes
mudanças que nem sequer se pensa que são importantes para o desenvolvimento da
nação, para o desenvolvimento sustentável.
As crianças não aprendem tudo o que
lhes é ensinado ou o esquecem após passar o reforço recebido na escola. Deixe
as crianças de férias, faça as tarefas que elas fizeram e veja os resultados.
São assustadores.
As crianças e principalmente os
adolescentes não gostam das escolas e ninguém fica preocupado com esse fato
porque acham que é um problema de cada um e nunca da instituição Escola. O
tempo que eles dedicam à escola e às suas tarefas é mínimo e obrigatório.
Querem ficar livres desse peso rapidamente. Escola é um peso para os jovens.
A má formação dos professores não
permite que entendam o desenvolvimento de seus educandos e tentam ensinar, em
vão, tudo o que receberam como currículo. A psicologia genética está aí para ensinar o que e quando
as crianças podem aprender, mas isso não é ensinado a nossos professores que
continuam a repetir falas sem sentido para seus alunos. No final de cada
período, por eles estipulados (bimestres, semestres ou ano), aplicam as
“provas” a título de verificação do que não conseguiram ensinar.
Os exames tornaram-se mais
importantes do que a aprendizagem em nosso país. Se os alunos fazem boas provas
parece que aprenderam, mas se são confrontados no ano seguinte com a mesma
avaliação verifica-se o desastre. Não aprenderam nada.
Os jovens saem da escola sem os
conhecimentos mínimos necessários para a vida prática. Muitos não sabem ler.
Ler é realmente interpretar algo escrito, não apenas juntar letras, fonemas e
soletrar palavras. Escolhem suas carreiras baseados na ausência de algumas
disciplinas como, por exemplo: matemática, física ou química. Quase não leem e
não sabem escrever em sua língua materna. E pensar que passaram mais de 9
(nove) anos na Escola!
Será que os professores e os
gestores da educação não notam que os longos currículos que são apresentados
aos alunos não ficam retidos como conhecimento? São descartáveis por não terem
aplicação real. Ao saírem da escola se livram dos exames e nunca mais vão
precisar de muita coisa que “aprenderam” com tanto sofrimento.
Todas as escolas seguem o modelo fast food – Totalmente padronizadas. Quando
fogem do padrão as escolas correm o risco de não ser aceitas pelos pais que não
sabem como será o futuro e muitas vezes acham que esse tipo de escola deu certo
para eles. Os pais não prestam muita atenção aos seus filhos, só sabem dos
resultados parciais. O sofrimento que essas escolas provocam em seus filhos
através das angústias e da depressão não são por eles analisadas. Quantas crianças doentes, tomando remédios e com
diagnósticos duvidosos que deveriam ser dados às suas escolas. Os pais mesmo
estando no século XXI buscam escolas pelo conteúdo que oferecem, sabendo que as
crianças e adolescente não vão fazer uso desses “conhecimentos”. Não estão
ainda atentos ao desenvolvimento da inteligência já que acham que ela é inata.
Doce ilusão!!!! Interessante que muitos pais não sabem nada sobre aquilo que estudaram
no ensino fundamental ou médio e mesmo assim exigem que seus filhos sejam
submetidos a essa tortura.
O Projeto Escolar para uma escola
realmente do futuro deve estar baseado no desenvolvimento da Inteligência. Os
conhecimentos estão aí, disponíveis em todos os meios digitais. Devemos
realmente ensinar às crianças a ler. Criar o hábito de leitura será a grande
formação.
Não sabe o que ensinar? Provoque
as crianças com perguntas e enigmas. Elas, certamente sabem o que é aprender.
Vamos para o Futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário