segunda-feira, 4 de setembro de 2017

ESCOLA _ Impasse na Educação

Realmente estamos vivendo um impasse na Educação. Título de um livro do Papai (LIMA, L. O. O impasse na educação: diagnóstico, crítica, prospectiva. Petrópolis: Vozes, 1969) que na época causou o mesmo efeito que causaria uma fogueira, mas ainda hoje enfrentamos com os mesmos problemas.
Será que os pais escolhem as escolas pelos brinquedos e cores que elas ostentam? Será que a “sala de aula” encanta apenas pelo tamanho? Estou certa que sim. Temos uma geração de pais sem nenhuma formação intelectual que não distingue metodologias e não sabe perguntar o que se ensina nas escolas. Será que alguém quer saber, realmente, quais são os materiais pedagógicos que a escola tem? Qual o teórico que orienta os planejamentos? NÃO. Se tudo for bonitinho está tudo bem, embora nada aconteça nas cabeças das crianças. Precisamos voltar a discutir metodologias, técnicas didáticas. Onde estão sendo formados os professores? Nem queiram saber! Os antigos estão em vias de aposentadoria e é bom ninguém ver as faculdades de educação. Mesmos os autores mais famosos não são lidos em seus cursos. Não é à toa que estamos sem infraestrutura para organizar escolas revolucionárias.
Qualquer empresa (Escola) que abra com um belo arsenal de brinquedos terá uma fila de espera para a matrícula.
Outra característica desta nova era é a escola bilíngue. Quem disse que é importante ou diferente? Os pais não falam nenhuma língua e acham que esse aprendizado deve vir da escola. Se a família é bilíngue não será necessário que a criança aprenda na escola durante algumas horas e se não for não aprende mesmo. Quer que seu filho seja bilíngue? No final do curso proporcione-lhe uma experiência de intercâmbio e verá o resultado em alguns meses, se a criança for inteligente.
O trabalho real da Escola deveria ser DESENVOLVER a INTELIGÊNCIA, mas como ninguém sabe o que isso significa, ficam criando modismos para atrair à “freguesia”.

Escola é um lugar para ser feliz e desenvolver a máquina espetacular que o homem tem, o cérebro. Está na hora de que os grandes administradores parem de fazer propaganda enganosa.

Nenhum comentário: