segunda-feira, 19 de julho de 2010

Serginho Grossman - Campanha contra o Bullyng

Um comentário:

Odorico Ribeiro disse...

Oi Beta, acho importantíssimo essa onda do Serginho Groisman com sua campanha contra o bullying. E ele tem sido constante. Creio que é hora de aproveitar esse momento e empurrar isso com todas as nossas forças. Desculpa-me se te chateio, mas olha Beta, fico aqui pensando que se isso segue adiante, as proprias mães vão começar a exigir das escolas uma ação nesse sentido (você viu o que a Mãe do Rio Grande do Sul disse no vídeo do Serginho que eu mandei ontem?).
Trocando em miúdos, isso pode significar o começo do estabelecimento da moral e da ética no curriculum do nosso sistema educacional. Isso seria um passo muito grande ! Muitas escolas inclusive podem ser estimuladas a utilizar a dinâmica de grupo de uma vez. E não importa se o fazem mal a principio, pois isso se irá aperfeiçoando com o tempo.
Ou seja, os professores e diretores de escolas que conhecem bem o problema (d'A Chave, por exemplo) devem, tem a obrigação de começar a aparecer também na midia já, dando entrevistas. Jornais, magazines dominicais, tv, tudo serve. Se avançássemos esse trecho, teríamos meio caminho andado. É ou nao é?
No caso d'A Chave, não posso acreditar que não haja nenhuma mãe/pai que consiga uma entrevista da Globo contigo. Não é possível que esses pais/mães não consigam, por exemplo, a publicação numa revista dominical ou qualquer outro meio bem difundido (por exemplo aquele escrito sobre o bullying que você publicou recentemente no teu blog). Os prôs daí devem fazer o mesmo.
Também pode ser positivo a Chave se oferecer para cooperar, formando um ano de experiência numa escola pública qualquer. Talvez possa ser algo mais abrangente, onde participassem, mais escolas públicas, com a ajuda dos prôs d'A Chave (e também se poderiam criar equipes formadas pela Chave com o título "Dinâmica de Grupo Móvil", que sairiam a campo, para atender, ajudar, ensinar a outras escolas).
Nesse último caso, incluso se poderia fazer uma campanha muito bonita, com o título: "Dinâmica de Grupo móvil, bullying imóvil".