terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quando os bebês lêem




Criar o habito de leitura deve ser papel da Escola e da família. A preocupação deve ser constante. E a escolha dos livros e revistas permanente. Crie o habito de presentear seus filhos com livros. Aprenda a escolher de forma a agradá-lo. Você deve manter livros sempre à mão das crianças. Em cada etapa do desenvolvimento os livros têm uma característica especifica, e por isso conhecer o nível de desenvolvimento é tão importante para saber quais os interesses das crianças e adolescentes. Não tenha preconceito para escolher os livros que vai utilizar para isso. Não é necessário ser grande, muito colorido ou com figuras muito bonitas. Vamos dar indicação do nível das crianças para que você saiba quais são os melhores a serem escolhidos e não deixe de levar as crianças e jovens as feiras de livros e livrarias, lembrando sempre que é um investimento e não um gasto. Compare sempre com brinquedos às vezes muito mais caros e que não tem a durabilidade de um livro.
Não fique preocupado com a indicação feita no livro pela idade. Não é porque tem pouco texto que e compreensível. O fato de ser tradicionalmente colocado como infantil não o torna mais simples de ser compreendido.
Peguei na mídia algumas indicações de livros que não estão corretas de acordo com o nível mental das crianças, baseado nas teorias de Piaget, e quero explicar os erros por eles cometidos na indicação segundo nosso ponto de vista. Os livros têm nível e precisam ser adequados a idade mental das crianças. Às vezes os escritores não sabem para que nível especificamente estão escrevendo, mas os educadores devem classificar, para que haja o interesse das crianças. Os temas, a seqüência lógica e os enredos atendem sempre a um determinado nível. 
Sensório-motor: (do nascimento ate cerca de 2 a 6meses)- A crianças não  entendem nada de  seqüência nem enredo. Pense então em livros com gravuras simples e você vai contar a elas a historia daquela figura sem a preocupação do que vem depois. Use os verbos e substantivos, pois a criança vai querer realmente fazer as ações e para isso precisa formar vocabulário.  Neste período, a imitação é direta, logo não conte historia estaticamente. Ande, fale e mexa as mãos, braços. Quanto mais expressões mais atenção terá das crianças nesta fase. A historia estará bem ligada ao afeto de quem a esta contando e o livro serve apenas como apoio. Todos os sentidos devem ser explorados (visão, audição, cinestesico, pressão, tato, olfato, sensação térmica etc... – temos 22 sentidos).
Livros interessantes:
1.    Quem faz o que?
2.    O que sei fazer
3.    Elmer e o tempo
4.    Toque e Sinta Animais
5.    Leo, o leão
São sugestões que vão despertar interesse nas crianças do período  Sensório- motor, não deixem de produzir sons, e muitos movimentos.

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