segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Espaço e Limites



Uma casa precisa ter uma área para as crianças, um espaço determinado onde elas podem realizar as suas tarefas e que possa ser ampliado na medida do crescimento das mesmas. Se você não tiver pensado nisso, tenha em conta que não se preparou totalmente para receber essas crianças pensando em seu desenvolvimento.
Para que possam viver em um clima de crescimento saudável, o casal precisa discutir muito bem as regras que serão impostas às crianças, para que não surjam divergências em cada situação de crise que se apresente. Espaço e regras. Eis uma fórmula mágica para seu filho crescer de maneira adequada.
Perseguindo ainda o tema do NÃO, é preciso saber que pode-se negar sem culpa ou vacilação. Com a saída da mãe para o mercado de trabalho, o controle desta ficou mais difícil. Sentindo-se culpada por não estar com seus filhos o dia inteiro – como anteriormente era “normal”, a mãe tende a ceder em mais de uma situação. Mesmo isso pode ser contornado eficazmente se entendermos que o que vale é a qualidade do tempo que você passa com seus filhos e não a quantidade dele. É isso que vai qualificar a educação que é dada ás crianças.
Todos os deveres e prazeres das crianças e adolescentes devem ser dosados e combinados com a vida dos pais. Não é verdade que só as crianças têm deveres,  desejos e prazeres.  Os adultos também tem, e precisam  ser  felizes da mesma forma. Televisão, computadores, jogos, tudo deve receber regras firmes e pré-estrabelecidas pelos pais.  Os pais separados devem ter a preocupação adicional de combinar as regras da mesma forma, para que a criança não sinta a dubiedade das relações. Devem ser iguais para todas as casas onde as crianças convivam.
Deixem as crianças visitarem os colegas para sentirem outras regras que mostrem a ele que podem ser mais liberais e mais rígidas. Isso é um excelente gancho para uma conversa com os pais quando, por acaso, as crianças colocarem que as regras são diferentes.  Mas não mudem as regras apenas por que ele viu outra forma de convivência. “Na sua casa as regras são essas.” Nunca esqueça que as crianças precisam, para desenvolverem a moral e a ética, de segurança por parte dos seus educadores.

Nenhum comentário: