segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A arte de dizer NÃO!


Negar pode ser complicado. A mãe, geralmente quer passar essa atividade para o pai. E vice-versa. Mas é importante frisar que uma educação liberal não se caracteriza pela possibilidade de a pessoa fazer o que quer. Na família, como na escola, devem ser estabelecidas as regras básicas que irão promover a convivência.
Quando a criança não tem regras em casa, vai sofrer muito na escola até conseguir adaptação às regras que lhe serão impostas. As famílias ficam com a impressão errônea de que, quando mais velhas, as crianças vão aprender as regras sociais, e vão deixando a vida correr solta, seguindo a idéia do inatismo. No entanto, como não se aprende sem experimentação, o resultado é que as crianças chegam a fase adulta totalmente sem regras. Tornam-se aquelas jovens adultos que acham que o mundo está ao seu inteiro dispor. São adolescentes que não tem condições de conviver com os avós, parentes e até mesmo com os amigos.  Estão sempre querendo ser atendidos. Como conviver com outros jovens?
Muitas vezes são eles (imaturos) que determinam as regras em suas casas, ficando os pais reféns das deliberações de jovens que ainda não tem condições de decidir e tudo em nome do amor. Ao chegarem ao mercado de trabalho, acham que devem ser recebidos como na família e se consideram verdadeiros dirigentes das empresas. Eles decidiam tudo em suas casas, mas no mundo real, em seu trabalho, repetem o modelo e não seguem orientações de pessoas que ele deveria obedecer... desconsideram o valor do “outro”  porque se acham geniais.
Os pais, como os professores, têm que praticar a autoridade, pois quando ela falta na família, reflete diretamente na escola. Muitos pais sem autoridade usam escolas repressoras para colocar parâmetros aos jovens, o que não e um bom modelo, pois eles ficam bem mais revoltados por achar que tem alguma coisa errada já que no seio da família ele não tem regras.
Os pais precisam ter atitudes coerentes para dar a sua prole a segurança necessária para o desenvolvimento.  As crianças precisam saber que quem esta no leme sabe para onde esta levando o barco. Se o barco esta a deriva, isso gera uma grande insegurança e mostra aos jovens que eles podem também decidir já que ninguém sabe  onde vai.
As crianças e adolescentes devem estar comprometidos com sua família, assim como a família esta comprometida com eles. Os limites devem ser colocados desde a mais tenra idade. Hábitos  devem ser criados quando a criança é ainda um bebê.
Todos devem ter funções em casa para sentir que não são hospedes, mas sim figuras participantes. Uma vez decidida uma regra, esta não poderá mudar, até porque a criança espera que isso aconteça e leva tempo para  incorporá-la.  Se a todo o momento mudamos as regras, eles não sabem como acompanhá-las.  A tarefa de educar as crianças é diária, daí a decisão da paternidade ser uma decisão complexa e definitiva.
Estas regras servem para todas as áreas do desenvolvimento: dormir, alimentar-se, estudar, brincar. Tudo deve estar contemplado com regras bem definidas. Não fique repetindo as regras. Uma fez dada a regra faça com que seja cumprida, mesmo sem a sua presença. As crianças não devem obedecer só  com a presença dos pais, elas tem que interiorizar as regras.  Nunca sinta culpa pelas decisões que tomou. Você ama seu filho, logo fez o que era melhor e o que você sabia naquele momento. Tente ler sobre o que você não tem conhecimento.

Nenhum comentário: