domingo, 4 de março de 2012

Como tratar Crianças Hiperativas


   Hiperatividade é um tema recorrente entre pais e escolas. Fala-se muito a respeito, mas as vezes de forma equivocada. Antes de qualquer coisa, devemos saber o que é a hiperatividade e qual a maneira de diagnosticá-la em nossas crianças.
Não faça você mesmo um diagnostico. Leve para que um especialista, porque este tem todas as condições de testar e verificar o que efetivamente está acontecendo e poderá orientar um tratamento adequado. A hiperatividade tem vários graus, e cada um deles devera receber uma atenção diferenciada. Muitas vezes a atividade da criança pode ser confundida  com hiperatividade. Lembre que o déficit de atenção está sempre combinado com a hiperatividade.
As crianças hiperativas são inteligentes,  mas as vezes não rendem o suficiente devido a mudanças constantes de atividade e a falta de  centração  não deixa que eles concluam a tarefa, seja ela qual for.
   Normalmente, a hiperatividade é mais notada quando a criança já esta com 4/5/6 anos, devido a exigência de escolaridade e pelos pais já estarem buscando que a criança não faça mais tantos movimentos sensórios motores. Mas um bebe já pode revelar alguns sintomas. Observe a criança, mas sem preconceito. Tenha uma  visão critica e coloque seu filho sempre em contato com outras crianças. Não esqueça que o comportamento dos pais vai gerar o comportamento das crianças daquela família. Não podemos esquecer que o modelo pode ser reproduzido nas crianças, mesmo que ela não tenha nenhum comprometimento.
   É importante frisar que todos os transtornos podem ser tratados. Quando eles vem somados à hiperatividade, os pais e as escolas devem ser orientados para lidarem com estas crianças/adolescente. Não tente impedir que a criança ou adolescente com sintomas de hiperatividade se movimente, controlando a ação o tempo todo. A idéia é dar a ela atividades para que façam de sua movimentação  algo com resultado positivo. Lembre-se de observar com atenção para ver a duração das atividades de seu filho e faça com que ele receba atenção voltada para suas necessidades. As atividades para estas crianças devem ter uma duração de 5 a no máximo 10 minutos. Qualquer coisa além desse tempo não trará um resultado  satisfatório.
   Uma criança hiperativa deve receber ordens rápidas e curtas, e não tente ficar explicando a ela o por que das ordens dadas. Seja sucinto e objetivo. Não esqueça também de elogiar e evite brigar chamando atenção para o fato da criança demonstrar hiperatividade. Lembre que ela não consegue controlar sua agitação.
Se você esta se irritando muito com o comportamento de seu filho é hora de procurar um especialista. Volto a chamar atenção – não faca o diagnostico, deixe que um especialista o faça.

2 comentários:

Unknown disse...

OLÁ BOA NOITE,MEU FILHO É IPERATIVO TEM 3 ANOS E MEIO.SOCORRO TA ME TIRANDO DO SERIO NÃO SEU=I MUITO O QUE FAZER.PRECISO DE AJUDA DE UM ESPECIALISTA AQUI NÃO TEM NEURO E EU NÃO TENHO COODIÇÕES DE CUIDAR EN OUTRA CIDADE.ME AJUDEM POR FAVOE ME ORIENTA O QUE FAZER SOU LEIGA NO ASSUNTO.DESDE JA AGRADEÇO AGUARDO RESPOSTA.

IRENE disse...

BOA NOITE AMIGA,ENTAO VOU TENTAR LHE PASSAR ALGUMA EXPERIENCIA...TENHO UM NETO QUE EU CRIO ELE TEM 6 ANOS E JA CONCEGUI ATRAVEZ DO POSTO DE SAUDE TRATA MENTO COM O NEURO E PSIQUIATRA EN REALMENTE OS MEDICOS DIAGUINOSTICARAM HIPERATIVIDADE E DEF DE ATENÇAO. ALEM DAS MEDICAÇAES QUE ELE PASSOU A TOMAR ,OS MEDICOS ME ENSINOU ALIDAR COM ELE... NAO GRITAR COM A CRIANÇA,NAO ENFRENTAR ,FALAR BAIXO CASO A CRIANÇA GRITE VC PERGUNTA COM CALMA ,PQ VC ESTA CRITANDO EU ESTOU GRITANDO??? DAR BASTANTE ATIVIDADE ,JOGAR BOLA ,DESENHAR,PINTAR,CORRER BRINQUEDOS PEDAGOGICOS DE MONTAR EMPILHAR ,MAIS NADA DISSO SE CONSEGUE MAIS DE 10 MIN DA ATENÇAO DELES..OBS MAIS ACHO QUE VC DEVERIA TENTAR SIM UM TRATAMENTO MEDICO O MEU NETO ESTA JA EVOLUINDO MUITO BEM ,ESTA MAIS CALMO ,,TENTA AMIGA ELE VAI PRECISAS TOMAR MEDICAÇAES FOI O QUE AJUDOU MUITO O MEU E A FAMILI TER UMA QUALIDADE DE VIDA,PQ NOS JA ESTAVAMOS ENLOQUECENDO ...BJS ESPERO TER AJUDADO UM POUCO..