No Brasil continuamos a não dar atenção a EDUCAÇÃO. Estamos vendo que nada mudou e não temos esperança de mudança. Será que alguém sabe realmente o que é educação, entre as autoridades que deveriam cuidar do assunto? Eles sabem mudar os nomes e acham que com isso já fizeram a reforma necessária. Não sabemos mais como são os nomes dos cursos. Primário, ginásio, fundamental, médio. Juntam separam e nada muda. Ate as matérias ganham nomes diferentes. Mas e a metodologia? Alguém sabe que tem forma diferente de fazer?... Não sabem ou não querem saber? As crianças continuam sem aprender e a perderem horas e horas em salas de aula que nada trazem a elas de novidade e interesse. Será que ninguém nunca reparou que as crianças não gostam das escolas? E porque elas gostam dos parquinhos, cinema, e outras atividades? São lúdicas como a Escola deveria ser. O homem é um animal que brinca, logo esta deveria ser a tônica da Escola.
No Brasil, a grande coisa sempre valorizada pela mídia é a ideia de que uma escolinha em um Estado distante dos grandes centros, esta fazendo algo interessante. Ora isso não e um sistema educacional, já que não contamina o geral. Não quero saber se um professor faz algo interessante um dia. Meu pai, o educador Lauro de Oliveira Lima, sempre disse que educação é aquilo que todos os anos, no mesmo dia, acontecera naquela sala de aula de qualquer forma, seja qual for o professor. Não precisamos de festas educacionais setorizadas, precisamos de planejamento para todos e todos os dias. Não é fazendo uma linda pintura em um dia na sala de aula que teremos um sistema educacional moderno.
O conhecimento tem que ser levado às crianças e adolescentes. Seus professores tem que ser treinados. A mídia da a maior importância a índices irrelevantes do IDEB. Passamos de 3,6 para 4,4 e o que isso significa se os países em desenvolvimento já estão em 6,0 pontos. Quando chegarmos lá, onde eles estarão? Nossa meta deve ser 10,0, pois não é isso que pedimos aos nossos alunos nas escolas? Por que o governo é um privilegiado que tendo uma meta de 4,4 (pontos) é considerado bom. Vamos ficar correndo atrás do prejuízo sempre? Temos que fazer um planejamento audacioso, para termos metas fantásticas alcançadas. Não podemos esquecer que só são medidas matérias como matemática e português, mas será que sabem historia, geografia e as ciências?
Ficamos então sabendo que o município da atenção aos primeiros níveis e o estado ao ensino médio. E as series intermediarias? São abandonadas? Temos que cuidar do processo como um todo. O que estraga ainda mais é não ensinarmos e darmos cotas na Universidade. Vamos resolver o problema e deixar os meninos competirem já que estabeleceram que é esta a guerra.
Os nossos gestores ainda não tem consciência de que o que falta nas escolas é uma metodologia que desenvolva a inteligência das crianças. Criança inteligente aprende. Não adianta dizer ou pensar que as crianças nascem inteligentes porque isso não é verdade! Elas tornam-se inteligentes de acordo com as experiências a que são expostas. Vamos trabalhar com seriedade sem pensar apenas nos votos em época de eleição.
Um comentário:
Como diz Adélia Prado em um dos seus livros: para mudar a escola tem começar lá em Adão e Eva.
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