quinta-feira, 15 de julho de 2010

APRENDIZAGEM - Vocabulário Piagetiano de hoje


APRENDIZAGEM
nível de desenvolvimento dedução percepção
learning insight reflexos condicionados
behaviorista maturação equilibração, majorante
indução conservações


É preciso definir "aprendizagem" ou vê-la diferentemente. Inicialmente, ela depende do nível de desenvolvimento (da competência ou sensibilização). Os behavioristas esquecem que há também um "esforço" interno. Piaget distingue sete tipos de "aprendizagem", uma das quais apenas (aprendizagem em sentido estrito, ou learning) corresponde à noção behaviorista de aprendizagem. Como a noção de aprendizagem está ligada a um pseudo mecanismo de "associação" (noção que já existe em Psicologia), provavelmente será uma expressão que desaparecerá da psicologia. Piaget acha extremamente equivocada a expressão "aprendizagem", tão freqüente na Psicologia empirista: uma indução, uma dedução, um insight... são aprendizagens? Aprender a andar (função ligada à maturação) é aprendizagem? A passagem pré-lógica à lógica (aquisição das conservações) é aprendizagem? A percepção é aprendizagem? Ou só os reflexos condicionados são aprendizagens? Daí Piaget falar sempre em "aumento do conhecimento" (função), analisando como isto ocorre (estrutura). Para ele, todo mecanismo de "aumento de conhecimento" é sempre a equilibração majorante.
A Psicologia tradicional sempre definiu aprendizagem como "modificação do comportamento resultante da experiência" (dependência passiva do meio ambiente). Isto pode ser verdadeiro para o rato (?), mas certamente não o é para a criança. Piaget inverteu a definição: "aprendizagem é a modificação da experiência resultante do comportamento" (relatividade da natureza e da cultura). Piaget mostrou que nosso espírito jamais copia a realidade: organiza-se e transforma-a.

Um comentário:

Odorico Ribeiro disse...

Oi Beta, esse teu comentário é de muitíssima importância. Creio que a CBF tem que lê-lo com muita firmeza e atuar com objetividade. Tenho absoluta certeza que disso pode depender nossas possibilidades de êxito em 2014 ou apenas que tenhamos uma nova decepção. Claro, não estamos dizendo aqui que vamos ganhar a Copa. Mas certamente se tomarmos em conta as tuas recomendações, faremos uma apresentação excelente. Não preciso lembrar que ninguém ficou insatisfeito com o time brasileiro em 1982 na Espanha, apesar de não termos conseguido o título.
Creio que é hora de convocar a todos os pais, mães, ex-pais e ex-mães, alunos e ex-alunos da Chave, que hoje estão presentes em todos os lugares do Brasil para agir, para ajudar. O processo de desenvolvimento do nosso país não pode ficar somente nas mãos do governo. Alguém duvida?
E quem mais capacitado a entender tuas “súplicas” a favor da educação, que todos nós que algum dia fizemos parte dessa grande obra que é a Chave do Tamanho? Obviamente há vários movimentos muito importantes no país nesse sentido, vários, mas ainda são poucos. Nossa ajuda, nossa participação é fundamental.
Como você bem sabe, Beta, tenho certeza absoluta que a educação não terá nenhuma chance se voltarmos ao caminho do capitalismo, ou neoliberalismo. De todos modos, independentemente que alguns de nós nos situemos politicamente de um lado ou de outro, todos, absolutamente todos no Brasil devemos ajudar no processo do seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito à educação.
Para começar, e voltando ao teu excelente comentário, aqui de muito longe rogo a que algum de nós, faça chegar essas palavras tuas, Beta, à CBF. E não é que devemos fazê-lo, é que temos de fazê-lo. E já !!