sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Uma Epidemia que pode ser evitada


"TIREM O CELULAR DA MÃO DAS CRIANCAS" - Devra Davis

A epidemiologista americana DEVRA DAVIS diz que ninguém sabe o efeito do celular no cérebro infantil, mas nós sabemos o efeito sobre o psiquismo e também recomendamos que os pais tirem o celular das mãos das crianças.

Para que as crianças usam o celular?
Basicamente para fornecerem informações aos seus pais, que ficam seguros achando que este mecanismo resolve problemas, por acharem que estão controlando seus filhos à distância. O controle, se for necessário, deve ser resultante da educação que foi dada as crianças. O celular as torna dependentes e ao mesmo tempo confiantes de que tudo podem, pois a qualquer chamado serão socorridas pelos pais. A liberdade tem que ser exercida para ser aprendida. Só nos tornamos livres se passarmos pela heteronomia (ordens vindas de fora), e para isso, os pais tem que dar as ordens e exigir o cumprimento delas.

Devra alerta que as pesquisas que não são divulgadas pelas indústrias de telecomunicações informam que o poder cumulativo dessa radiação pode alterar uma célula e torná-la cancerígena. O problema dos celulares reside na exposição prolongada do corpo humano a radiação emitida por esses aparelhos, especialmente sobre os neurônios cerebrais. Os pais desavisados acham que as crianças que estão em desenvolvimento não estão comprometidas, mas segundo as pesquisas de um brasileiro, Prof. Alvaro Augusto Almeida Salles da UFRGS, maior especialista no tema, fica provado que a absorção pelo corpo humano da radiação só e seguro para os adultos e com uma analise de altura e peso determinado. Então fica claro: não deixem os celulares ao alcance das crianças. Não deixemos nossos filhos menores de 10 anos usarem celular. Para os adultos ela sugere usar fones de ouvido para que o telefone não fique próximo ao corpo e mostra que todos os fabricantes dizem a distância necessária que o aparelho deve estar de nosso corpo só que ninguém toma conhecimento do fato.
Uma explicação que é dada pela cientista é a de que não devemos carregar o aparelho nos bolsos, junto ao corpo, porque dessa forma também somos atingidos pela radiação. Será que teremos no futuro uma epidemia de tumores cerebrais
A indústria das telecomunicações usa a mesma técnica das indústrias de bebidas e cigarros para envolver, através de belos anúncios, seus clientes. Note que as crianças estão entre eles. Vamos propor uma campanha de informação aos pais, para que o celular não seja a companhia das crianças. Seu uso é proibido nas escolas, mas os pais continuam deixando as crianças portarem os aparelhos. Temos que descobrir qual o verdadeiro objetivo de uso deste instrumento, que não existia e de repente tornou-se totalmente indispensável. Será que é realmente indispensável?
Sugiro a leitura do livro da especialista para que possamos, pais e professores, tomarmos uma decisão bem abalizada.

Fonte: Edição Especial – ÉPOCA – de 223 de agosto de 2010 (no. 640)

“Disconnect” – de Davra Davis (lançado nos USA essa semana)

BETA

Um comentário:

Gisa Cohen disse...

ALERTAS COMO ESSE NO MUNDO MODERNO SÃO FUNDAMENTAIS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.
EQUIPE PEDAGÓGICA DO 1º SEGMENTO.