sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O paradoxo empresarial (criatividade x imobilidade)


CRIATIVIDADE OUTRA VEZ Vamos falar novamente em criatividade. O que significa esta tal de criatividade tão procurada pelas empresas e tão difícil de ser construída nas escolas. Alguns treinadores especialistas nas empresas chegam a formular cursos para propor o desenvolvimento da criatividade. É muito difícil ter um resultado satisfatório, já que esse é um processo que deve acontecer ao longo do desenvolvimento geral das crianças. A criatividade não é inata e sim desenvolvida. Ela deve ter uma aplicabilidade, mas não necessariamente feita pelo seu criador. Nas grandes empresas as idéias são levadas a um grupo que deve pô-las em pratica, pois criar já e um grande esforço. As escolas, preocupadas na reprodução do conhecimento, não estão alinhadas com nenhum trabalho voltado para a criatividade. As provas são o modelo da anti-criatividade, os alunos tem que dar uma resposta já esperada, quando deveriam poder propor qualquer solução para o problema apresentado. Deveríamos pedir uma resposta diferente da primeira que você pensou, mas as escolas estão querendo respostas “certas” e a criatividade é inimiga do que é “certo” ou tradicional. Por isso o método psicogenético, que está baseado na novidade é, sem dúvida, a maneira ideal para formar sujeitos criativos. Sempre que as crianças dão uma resposta, pedimos a ela que pense algo diferente para propor. Após fazerem o desenho de uma casa e uma árvore, pedimos “agora desenhe outra casa e outra arvore” e assim por diante em todas as áreas do conhecimento. Dentre as técnicas de dinâmica de grupo temos o GV (grupo de verbalização) e GO (grupo de observação) onde um grupo de alunos fala e o outro, com fichas, faz a observação da discussão que esta acontecendo. No momento seguinte, viramos o jogo e, quem estava observando verbaliza e os que estavam discutindo (verbalizando) agora observam. Esse jogo, que parece muito simples, provoca uma grande reviravolta no desenvolvimento da inteligência. Aquele que analisava a discussão agora tem que expor suas idéias e ser contrariado pelos opositores. É por isso que reiteramos sempre que a Dinâmica de Grupo é a “metodologia da criatividade” . Só criamos sob pressão ou necessidade. Os sujeitos criativos são altamente flexíveis, adaptáveis. Há muito caiu por terra a idéia de que são pessoas meio malucas e desajustadas. Embora a maioria das empresas e escolas preze tanto a criatividade, nenhum deles a apóia. A maioria cerceia a criatividade, querendo que os profissionais sigam as regras (obedecendo) em vez de propor uma administração participativa, onde todos dirijam todos e usem a liderança emergencial, para em cada momento diferente um seja o chefe do grupo, para levá-los à produtividade máxima. Nass escolas, todas as atividades são propostas indivudalmente, o que não leva à criatividade e sim a um modelo já ultrapassado,que não permite que crianças e adolescentes proponham suas idéias. Devemos, pois ficar ligados que o novo criativo é o que faz as mudanças de paradigma nas empresas e nas escolas. Criatividade é ver aquilo que ninguém viu, original e util. A inteligência observada do ponto de vista de Piaget se confunde com a criatividade, mas a inteligência que as empresas querem absorver, e que é ainda medida pelos antigos testes de QI, não. Aí existe uma divergência, pois para Piaget uma das definições de inteligência é a capacidade de adaptação e isso é criatividade. Quanto aos testes de QI, eles são padronizados, logo apresentando modelos fechados de respostas “certas”, portanto não criativas. Nos testes piagetianos, podem ser dadas quaisquer respostas nos testes, enquanto nos de QI não. O que favorece os pensamentos originais é poder pensar sem inibição e ter com quem discutir isso, pondo-os em pratica. O que mais atrapalha estes pensamentos é justamente o oposto, ter um chefe dizendo o que deve ser feito, qual o modelo a ser seguido e ninguém para conversar sobre o novo. A criatividade é a capacidade de fazer combinatórias diferenciadas. Podemos pensar que é a capacidade de aplicar o grupo matemático INRC, como diz Piaget. Concluímos reafirmando que a dinâmica de grupo promove, obrigatoriamente, a criatividade, pois com ela você tem que ver outros pontos de vista, colocar-se no lugar do outro, ser original, fazer analogias para explicar suas idéias, isto é, dar exemplos,ter foco no seu pensamento e fundamentalmente, trabalhar duro e ser persistente para colocar em prática aquilo que foi criado.

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