quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Procura da Escola Ideal


A Veja Rio publicou esta semana uma lista de dez perguntas que ajudam a decidir.

O que os pais devem saber antes de escolher o colégio de seus filhos
1- Linha pedagógica e material - fazendo uma reflexão, chegamos à triste informação que no Brasil temos apenas três métodos pedagógicos em utilização. Ficamos admirados de considerarem o ensino tradicional como um método em si mesmo. Ele pode ser behaviorista, pois provoca estímulos e quer respostas determinadas. Então caracterizamos quatro métodos. Quanto a material pedagógico, a maioria destas escolas não tem um especificamente feito para suas metodologias. Temos, na Chave do Tamanho, um material todo graduado de acordo com o nível de desenvolvimento dos alunos, coisa que os livros didáticos e apostilas não conseguem, pois se baseiam apenas nos conteúdos programáticos e não no nível de desenvolvimento.
2 – Habilidades (Dia a Dia) – Modernamente, não se fala mais em habilidades e sim em inteligência, que engloba todas as habilidades possíveis. A idéia hoje é o desenvolvimento da inteligência e afetividade. Para fazer isso no dia a dia, é preciso ter a hora do planejamento, que na Chave está baseada em um Plano Anual, Semanal e Diário. Nenhum professor na Chave do Tamanho entra em sala de aula sem que seu planejamento tenha sido avaliado pela coordenação da escola. Isto dá uma unidade e um encadeamento das atividades, necessários dentro da teoria de Piaget, pois segundo ele, todo conhecimento é graduado e seqüenciado.
3 - Perfil dos ex-alunos – Aqui na “Chave do Tamanho” formam-se lideranças e pessoas altamente criativas. Nossos ex-alunos fazem parte de uma elite intelectual (diretores de cinema, artistas plásticos, diretores de faculdades em universidades internacionais (Espanha, EUA entre outras), pessoal de criação de grandes empresas italianas, americanas, designs de jóias, publicitários, economistas, médicos e escritores.
4 - Atividades extras -  são muitas, incluídas nas atividades curriculares como atividades musicais, artísticas, etc. Outras, como teatro, futebol e natação, são oferecidas fora do currículo normal. Estas atividades são propostas para facilitar as famílias, já que às vezes as crianças têm varias outras ocupações e achamos determinante que a criança tenha o mais importante, que é a atividade escolar e suas tarefas especificas para o dia seguinte (pesquisas). A vida da criança deve girar em torno da escola, e seu gancho com o social.
5 - Avaliação - A chave prioriza a avaliação diária dos alunos e para isso manter uma ficha onde os professores devem avaliar e anotar todas as ocorrências dos alunos. Além desta avaliação, trabalhamos com provas e todos os testes piagetianos visando obter o diagnóstico completo dos alunos. Não concordamos que apenas uma prova avalie todo o desempenho de um aluno e promovemos a recuperação paralela, se o aluno não atingir o desempenho esperado.
6 - Disciplina - Não podemos trabalhar educação com a idéia presente de suspensão ou expulsão, pois somos educadores e temos que trabalhar a moral dos alunos e a orientação da família para que não surjam situações que poderiam solicitar estas ações totalmente policiais. Os alunos, trabalhando em Dinâmica de Grupo, corrigem os comportamentos sem necessidade destas formas antigas e radicais de punição. É fundamental que os alunos amem sua escola, local onde passa o maior tempo produtivo da vida infanto/juvenil.
7 - Professores ou Corpo docente - Para Piaget, a maior formação deve estar dedicada aos alunos mais jovens. Todos os professores devem ter a formação universitária, mas a “Chave do Tamanho” não se contenta com isso e faz uma formação continuada, promovendo reuniões diárias para avaliação e orientação dos planejamentos de seu corpo docente. Trabalha também em Dinâmica de Grupo com seu corpo docente e funcionários em geral. Todos seus professores também têm que passar por um curso interno para a formação na metodologia da escola (Método Psicogenético). Todo mês de janeiro os professores entram em treinamento na escola.
8 - Idiomas - E fundamental a introdução de línguas estrangeiras na nossa visão. A “Chave do Tamanho”  trabalha o inglês do pré-escolar ate a 1a. fase do fundamental e, na segunda fase, além do inglês, introduz o alemão. Estimulamos nossos alunos a fazerem, depois deste período, intercâmbio para fixar a língua que foi aprendida. Sem essa vivência o ensino das línguas estrangeiras fica muito sem objetivos concretos. Estimulamos muito as famílias a manter o novo idioma com alta estimulação.
9 - Laboratórios – Na “A Chave do Tamanho” entendemos que o laboratório deve ser usado constantemente, e não em dias pré-marcados. Essa a razão porque além das aulas de ciêncais, várias outras se utilizam de laboratórios no dia a dia como línguas estrangeiras ou informática. A Chave possui salas ambientes para cada matéria. Línguas, matemática, português/literatura, historia geografia, artes, educação física. Todos os materiais relativos às disciplinas ficam em seu lugar especifico em cada uma dessas áreas. Os alunos circulam entre elas durante o dia de aula.
10 - Ambiente geral de jogos de mesa, de bola e playground são organizados para serem utilizados no tempo de pátio (recreio), onde os alunos estão constantemente assistidos pelos seus professores e coordenadores. Em todos os locais da escola, nossos alunos tem sempre um orientador da aprendizagem.

Em resumo veja se a escola que você esta escolhendo tem realmente uma metodologia, professores capacitados, dedicados e principalmente PLANEJAMENTO. Não podemos mais trabalhar na era do conhecimento com amadorismo, fazendo experiências ou adotando planos do século XIX. Procure, pergunte e encontre o melhor.

Beta
* * *

Nenhum comentário: