domingo, 24 de abril de 2011

Feriado ... tô ferrado!


Criança no feriado, sem escola, sem horário... problema na certa se você não enfrentar isso de frente. Mas, o que fazer?  É aquela criança, cheia de energia e disposição olhando para você e, se você não tiver alguma idéia, sua vida vai ficar bem difícil. Não adianta só abandonar a garotada em frente a televisão de plasma ou dos jogos de última geração. Vai ser preciso mais do que isso, porque afinal de contas, é feriadão e não apenas um fim de semana relativamente curto. E ainda que fosse, abandonar os meninos em frente a TV não é coisa que se deva fazer.
A sugestão é promover alguma atividade lúdica com a participação dos pais. Se você quiser escapar disso, pai ou mãe, a solução é convidar os amigos de seus filhos para serem parceiros nas brincadeiras. Criança precisa de criança, mas não deixe que elas fiquem entregues a si mesmas, porque as crianças são tudo, menos criativas. Podem tornar-se, se forem estimuladas nesse sentido.
Tenha um pouco de trabalho, planeje atividades e proponhas as mesmas ao grupo de crianças. Jogue com elas, porque isso é uma atividade muito interessante para todos os envolvidos. Aqui no blog, temos muitas sugestões de jogos, com indicação da idade em que eles devem ser jogados. Há um tipo de jogo ideal para cada idade, porque promove o interesse da criança em uma determinada fase do desenvolvimento mental. Os adultos podem iniciar a atividade participando ativamente, e gradativamente ir deixando espaço para as crianças brincarem sozinhas. Verifique se as crianças entenderam as regras do jogo e se estão, realmente, interessadas
É importante lembrar que “jogos” não são apenas aqueles de tabuleiro. Correr, saltar, descer no escorrega também são jogos que vocês podem organizar. Proponham “caminhos” como enigmas para as crianças resolverem. Passar sobre um pneu, andar em uma tabua, meio fio etc. são atividades que interessam as crianças de 1 ano ate os 7/8 anos. Use jogos de esconde / esconde, brincadeiras de roda, musicas. Use instrumentos para produzir sons. Explore todos os sentidos das crianças. Não esqueça as brincadeiras com água e areia.
Andar com a criança pela cidade é uma atividade interessante. Explore ruas e locais especiais de sua cidade. Não o shopping onde estão sempre. Não por ludicidade, mas para acompanhar seus familiares. O cinema e o teatro são atividades também a serem exploradas. Não se esqueça de, na saída destas atividades, de promover o que chamamos de “tomada de consciência”. Converse com a criança para saber o que ela entendeu. Peça que desenhe o filme ou a peça.  Use os lápis e papel (cera, hidrocor, lápis de cor).
Andar com a criança de mãos dadas é uma atividade lúdica, já que elas estão constantemente no carro e seus pais dirigindo sem poder dar a atenção que elas necessitam. Conversar e ouvir a criança é uma atividade importantíssima para ambas as partes.
Você pode promover em casa uma oficina de teatro (disponha roupas, maquiagens, sapatos e bijuterias) convidando alguns amigos de seu filhos e deixem eles brincarem. Depois peca para que apresentem para os pais o que conseguiram realizar. Lembro na minha infância esta era a atividade que mais adorávamos. No final do dia tínhamos sempre uma peça toda organizada e nossos pais, tios e avós estavam ali para assistirem o que realizávamos. Todos participavam. Fazíamos peça teatral, poemas, canções  e tudo era apresentado. As crianças, quando se estimuladas,  saem da TV e do computador.
Criem um pequeno horário para a leitura. Os que não sabem ler podem ficar olhando as figuras dos livros e desenhando o que acham que tem na historia. Contem historias, leiam para seus filhos. Mesmo os já adolescentes gostam de ouvir historias. Essa é uma forma de interesse que os pais demonstram pelos seus filhos. Só o tema (historia) é que muda.
As oficinas com sucatas também podem ser exploradas. Você pode não ter habilidades, mas promova que terá surpresas com o que suas crianças podem realizar.
Verifique o que tem em sua cidade para fazer com as crianças, mas esteja presente.

No Rio temos:
Filmes:
Hop- Rebelde sem Pascoa,
Rio
Em um Mundo Melhor
O Discurso do Rei
A minha Versão do Amor
( entre outros que você deve escolher e depois comentar com seus filhos. Nunca assista nada sem comentários.)

Culturais:
Espaço Cultural da Marinha;
Lagoa aventura;
Planetário da Gávea
Circo;

Teatro:
Homem que amava caixas;
Fala que é Amor;
Menininha
( entre outras pecas interessantes. Vale a mesma observação dos filmes.)

Não esqueças os parques, jardins e exposições. Não são comuns estas atividades para as crianças.
São algumas sugestões. Se você tem muitos filhos, a atividade é bem mais simples, pois eles fazem a festa juntos.

E lembre-se que Piaget nos diz: “O melhor brinquedo para uma criança é outra criança.”

2 comentários:

Odorico Ribeiro disse...

Oi Beta, recomendo o filme "Bebês" que está por aí. Beijos Odo

Mônica de Castro disse...

Muito esclarecedor o artigo. Acho fundamental os passeios pela cidade. As crianças precisam conhecer o lugar onde vivem, e as férias são boas para passeios curtos. Beijos.