segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tablets nas Escolas Públicas



O ministro da Educação, Fernando Haddad esta mandando  fazer um estudo para  utilização  dos  tablets (computadores portáteis  sensíveis  ao toque) para serem utilizados nas escolas publicas. Diz ele que a tecnologia está muito distante ainda das salas de aula.
Será que tem importância o uso desta tecnologia quando os alunos nem aulas tem e não tem ainda um moderno sistema pedagógico? Será que não é uma forma de disfarçar o problema que temos na educação? Os professores já são usuários desta tecnologia? Não, não são. Quase nenhum deles, pode-se dizer, realmente fazem o uso adequado dos equipamentos mais usuais, necessitando de treinamentos em massa para que sejam usuários básicos, usando computadores em suas rotinas de trabalho. Não estamos falando em serem programadores e criadores de material.  Eles raras vezes utilizam para planejarem  suas aulas ou fazerem atividades para seus alunos. A grande maioria não acessa as redes de relacionamento em que seus alunos já são usuários assíduos.
Quais os programas das Secretarias de Educação visando a utilização real dos computadores? Dar computadores não causa nos professores a idéia de que tem que utilizá-lo no dia a dia. Os alunos estão bem mais adiantados neste e em vários outros quesitos, em relação a seus professores. Temos que nos comprometer primeiro com o treinamento dos professores para depois eles repassarem esta tecnologia para a sala de aula. Será que ela é um fator determinante? Temos que fazer um longo caminho para atingirmos este programa. Nossos professores não sabem sequer prender a atenção de seus alunos para transmitir conhecimento. Vejam o índice de repetência. Não são as crianças que não querem aprender, são os professores que não sabem ensinar. Nossos alunos estão sem interesse pelas escolas
Os professores estão tão fora do sistema que não vêem o bullying acontecendo em suas salas de aula. Onde eles estão? Estão concentrados em falar aos alunos, “transmitindo” conteúdos que os alunos não recebem.
Temos que fazer um mutirão gerenciado pelo nosso Ministro para ensinar nossos professores a ensinar. Não podemos nos desviar do caminho. Treinamento já. Estamos correndo o risco de ficar com a carreira tão esvaziada que, num futuro próximo, não teremos professores.
Pergunte se os alunos gostam das escolas? Qual o professor preferido? Como são tratadas as crianças com necessidades especiais?
Don Tapscott diz “Não vivemos na era da informação. Estamos na era da colaboração. A era da inteligência conectada.” Será que estamos preparados para isso no nosso sistema escolar? Não. Estamos atrasados por uns 50 anos e não há mais tempo. Já perdemos a corrida com a China. Vamos ficar sentados dando computadores que ninguém sabe utilizar? Na época da corrida espacial os EUA estavam atrás da União Soviética. Fizeram então um movimento radical chamando cientistas da Suíça para organizarem o programa de ciências e assim ficarem competitivos. Chegaram a Lua. E nós, o que estamos fazendo para recuperar o nosso triste sistema educacional? Nossos alunos não sabem nada e nossos professores também não. O que fazer?
Treinar os professores é fazer uma avaliação nos nossos currículos e programas.

Beta

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