sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Serão da Chave - Maio de 2011


Serão. Uma palavra que foi muito utilizada por Monteiro Lobato para especificar aquela hora do dia em que a família se reunia no Sítio do Pica Pau Amarelo para ouvir histórias, contar as aventuras do dia, enfim, confraternizar de maneira produtiva e alegre. Também é utilizada hoje em dia como “hora extra”, ou seja, um horário de trabalho adicional. Qualquer que seja sua definição ou uso, o certo é que fazer um serão pode ser uma coisa muito proveitosa se feita com prazer.
    Na Chave do Tamanho, realizamos um Serão a cada dois meses. Nos apropriamos do conceito de Monteiro Lobato para esse momento e, da melhor maneira possível, procuramos aproveitar esse encontro para uma troca inteligente e alegre entre Pais, Direção, Coordenação e Professores da escola. É nessa atividade que discutimos os avanços e problemas, bem como as estratégias e soluções. Os pais podem ler os relatórios sobre seus filhos e discutir todos os aspectos, tirando dúvidas minuciosamente com todos os profissionais envolvidos na educação dos mesmos.
  


Sempre trazemos um tema à baila, na forma de uma palestra, tema esse que trata de questões que podem ser úteis para os pais na educação de seus filhos. Ontem a noite (05 de maio) o tema foi  ÉTICA E MORAL, aproveitando todos os acontecimentos que vem ocorrendo no Brasil e no Mundo nesses tempos conturbados. A proposição foi a de apresentar aos pais um conceito científico da MORAL, para que eles saibam que a mesma tem que ser desenvolvida, porque não vem embutida no DNA do ser humano, ao contrário do que tanta gente pensa. Tratamos da questão fundamental de que não podemos ser o exemplo que vá gerar o preconceito que, posteriormente, se transforma em ações anti-sociais. Isso porque a criança, por menos que pareça, está atenta a tudo o que falamos e fazemos, e vai criando um modelo a partir daquilo que o mundo oferece a ela em termos de conceitos e valores. E o mundo familiar é a base para isso durante muito tempo. Falamos bastante da necessidade de observarmos as relações com as crianças, principalmente no ambiente familiar porque na escola os profissionais são treinados para a as atividades enquanto que em casa os pais são profissionais de várias áreas que incorporam também a missão de educar seus filhos. O esforço de criar pessoas responsáveis para viverem num futuro próximo é coletivo, e por isso ficamos ao inteiro dispor dos pais para uma orientação que os ajudem a cumprir sua missão, que quase nunca é fácil.
    Diariamente o pai educa uma criança diferente, e embora isso possa parecer incongruente, é a realidade apresentada pelo desenvolvimento cognitivo e afetivo dos filhos, que vai mudando dinamicamente. Para se trabalhar uma questão como essa na escola, usa-se a Dinâmica de Grupo, mas em casa é mais complicado pois cada filho apresenta um momento diferente no seu desenvolvimento e isso não gera uma boa interação espontânea. Nossas crianças devem, constantemente, ter contato com outras crianças (companheiros de brinquedo) para poderem exercitar suas potencialidades em níveis semelhantes e não verticalizados.
      Uma atividade que sempre levamos a cabo nos nossos serões é a de aplicar uma Dinâmica de Grupo para os pais, visando uma maior compreensão da parte deles sobre como são propostas as atividades para seus filhos na escola. Explicamos como é importante que seus filhos falem porque ouvindo as crianças temos um caminho para saber como eles pensam, o que só ajuda no aprendizado deles no sentido de entender que a sociedade precisa de sua colaboração.
   

Enfim, o Serão da Chave é uma grande festa, onde além de diversão, todos saem com uma nova visão sobre um assunto que poderá ser decisivo nas ações de educação. E fechamos tudo isso com um grande coffee-break que passa a ser servido no momento em que pais, supervisores e professores passam a conversar sobre as questões específicas de cada criança.
    Aos pais que nos prestigiaram ontem com suas presenças, nosso muito obrigado e esperamos que tenha sido tudo agradável e útil para a finalidade que nos propusemos. E vamos seguir adiante com os nossos Serões, que mais do que uma “hora extra” são uma “hora especial” na vida de todos nós.

Um comentário:

Silvia Maria disse...

Ao contrário das "outras escolas", que usam a reunião de pais para professores fazerem queixas de seus alunos para seus pais, o serão da Chave é um momento de enriquecimento, onde os professores nos ajudam no processo de educação dos nossos filhos, reforçando a parceria que existe de fato nessa escola. Eu, como mãe, não perco um serão e acredito que uma escola que se preocupe com a educação da família com um todo (sem dissociar pais, professores e alunos)tem tudo para dar certo.