Os pais e professores sabem qual é o valor de brincar para as
crianças? Tenho certeza que não. Numa pesquisa realizada no mundo inteiro foi verificado
que as crianças brasileiras brincam menos de duas horas por dia fora de casa. O
que está acontecendo? Não temos como valor natural as brincadeiras das
crianças. Será que elas não precisam brincar? Piaget salienta a grande
importância das sociedades infantis onde as crianças promovem trocas entre elas
e promovem assim, o seu desenvolvimento.
As famílias estão tão ocupadas que não sentem a
importância e acham mais seguro que seus filhos estejam em casa na companhia de
TV ou dos computadores. O aprendizado infantil depende e muito dessas
brincadeiras, não é um tempo desperdiçado. Nas brincadeiras as crianças vão se
socializar e aprender regras. As brincadeiras estimulam o desenvolvimento moral
das crianças. Os amigos estimulam a imaginação. Não esqueçam que essas
experiências vão ser muito necessárias na vida adulta. Como podemos pensar em
uma criança sem brincar? Impossível! O trabalho do adulto é o brincar das
crianças. A tecnologia, os jogos virtuais têm seus papéis específicos, mas não
podem competir com o brincar real. A outra criança é um estímulo insubstituível. O brincar ao ar livre estimula, também o
desenvolvimento físico e no esqueçam que a maioria das Escolas não deixam as
crianças ao ar livre, nem estimulam os jogos. Será que esta nova geração não
vai conhecer os jogos de rua? Será mais uma tarefa das escolas? Talvez, mas
alguém tem que tomar a iniciativa. Quantos jogos de rua seu filho conhece? Faça
essa pergunta e invista nesta ideia já.
Trabalhar os jogos tradicionais da humanidade é uma fórmula que sempre vai
dar certo. Sempre convide para a sua casa alguns amigos dos seus filhos para
que eles possam fazer trocas. Ninguém brinca sozinho. Cada criança é diferente
da outra daí a riqueza do encontro. Aposte no brincar!
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