domingo, 23 de outubro de 2016

Currículo Nacional

É provável que quase nenhum brasileiro saiba que está sendo organizado, no Brasil, o Currículo Nacional. Isso gera uma grande preocupação. Temos dificuldades em trabalhar com os jovens os atuais currículos, imaginem a complexidade que virá com tantos doutores estudando o que deve ser ensinado às crianças. Não vi nenhuma pesquisa feita com professores e gestores para saber quais são as possibilidades de todas as regiões de nosso país de dimensões continentais. Vamos fazer, como sempre, algo totalmente artificial e obrigar aos alunos a decorá-lo em todo o território nacional.
Será que estão levando em consideração os estudos da psicogenética? É uma teoria que mostra os caminhos dizendo o que as crianças e jovens podem aprender em cada etapa de seu desenvolvimento. O que eu vi foram estudos de currículos de outros países com desenvolvimento diferenciado do nosso. Não podemos transplantar conhecimentos. Temos que saber o nível das crianças e jovens para propor o conhecimento para eles.
Será que é tão importante assim esse currículo nacional? Não deveríamos primeiro mudar a metodologia aplicada em nossas escolas e trazer todos para dentro de uma escola feliz? O que adianta propor conteúdos se os jovens estão fugindo de nossas escolas? Eles não querem aprender o que as escolas querem ensinar. Temos professores infelizes que não conseguem trabalhar um mínimo dos conteúdos. Por exemplo, ensinar às crianças a ler e gostar da leitura. Chega de faz de conta. Eu finjo que ensino, você finge que aprendeu. Não estamos formando cientistas, escritores, inventores. Estamos formando, muito mal, uma mão de obra pouco especializada. Temos que mudar nossos objetivos para a Educação Nacional.
Um currículo nacional só se justificará quando tivermos uma escola forte e uma grande participação da sociedade para apreciar o que vamos ensinar.

Fico preocupada pensando que estão vendo conteúdos que são ensinados há mais de dois séculos nas escolas. E as matérias futuristas? Nossos alunos não vão viver neste mundo que os administradores estão projetando e pensando. Pode ser que não precisem de nada do que está projetado para ensinar-lhes. Lembrem que os computadores estão aí, cheios de informações de fácil acesso. Está na hora de ensinar INTELIGÊNCIA. E apenas inteligência.

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