É provável que quase nenhum brasileiro saiba que está
sendo organizado, no Brasil, o Currículo Nacional. Isso gera uma grande
preocupação. Temos dificuldades em trabalhar com os jovens os atuais
currículos, imaginem a complexidade que virá com tantos doutores estudando o
que deve ser ensinado às crianças. Não vi nenhuma pesquisa feita com
professores e gestores para saber quais são as possibilidades de todas as
regiões de nosso país de dimensões continentais. Vamos fazer, como sempre, algo
totalmente artificial e obrigar aos alunos a decorá-lo em todo o território
nacional.
Será que estão levando em consideração os estudos da
psicogenética? É uma teoria que mostra os caminhos dizendo o que as crianças e
jovens podem aprender em cada etapa de seu desenvolvimento. O que eu vi foram
estudos de currículos de outros países com desenvolvimento diferenciado do
nosso. Não podemos transplantar conhecimentos. Temos que saber o nível das
crianças e jovens para propor o conhecimento para eles.
Será que é tão importante assim esse currículo nacional?
Não deveríamos primeiro mudar a metodologia aplicada em nossas escolas e trazer
todos para dentro de uma escola feliz? O que adianta propor conteúdos se os
jovens estão fugindo de nossas escolas? Eles não querem aprender o que as
escolas querem ensinar. Temos professores infelizes que não conseguem trabalhar
um mínimo dos conteúdos. Por exemplo, ensinar às crianças a ler e gostar da
leitura. Chega de faz de conta. Eu finjo que ensino, você finge que aprendeu.
Não estamos formando cientistas, escritores, inventores. Estamos formando,
muito mal, uma mão de obra pouco especializada. Temos que mudar nossos
objetivos para a Educação Nacional.
Um currículo nacional só se justificará quando tivermos
uma escola forte e uma grande participação da sociedade para apreciar o que
vamos ensinar.
Fico preocupada pensando que estão vendo conteúdos que
são ensinados há mais de dois séculos nas escolas. E as matérias futuristas?
Nossos alunos não vão viver neste mundo que os administradores estão projetando
e pensando. Pode ser que não precisem de nada do que está projetado para
ensinar-lhes. Lembrem que os computadores estão aí, cheios de informações de
fácil acesso. Está na hora de ensinar INTELIGÊNCIA. E apenas inteligência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário