sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ler Histórias para Crianças

Até quando? Não termina nunca. Devemos sempre ler histórias para as crianças e os adolescentes. O que vai variar são os temas e a complexidade das histórias.
Este é um tempo de afeto onde os pais devem estar próximos de seus filhos. Será que conseguiremos tempo para contar o mundo todo para nossas crianças? Escolha os livros e vá contando gradativamente. Faça um programa de leitura e suas crianças lhe agradecerão. Escolha livros adequados à idade da criança e veja a possibilidade de abordar o desenvolvimento moral.
Depois de ler faça perguntas que não sejam cansativas e você, também faça seus comentários. Não espere da criança a compreensão total do que foi lido. Será compreendido aos poucos. Crie um horário permanente para a leitura. Deixe as crianças à vontade para perguntar e não canse a criança. Ela não tem o tempo do adulto. As crianças têm um tempo de concentração de mais ou menos 10/15 minutos até os 7/8 anos, depois você pode ficar um pouco mais. Termine a leitura quando a criança ainda tem interesse. Fantasie bastante o que está lendo até essa idade. Após os 7/8 anos as histórias devem estar ligadas ao medo, mistério e na adolescência introduza os romances. Não esqueça que os clássicos são sempre uma boa pedida. Faça uma lista do que quer que seu filho conheça e assim terá seu guia.
Lembre-se que tudo depende de um hábito e se você o criou na infância terá os frutos na adolescência.
Sejam pais contadores de história. Vejam se as escolas têm essa preocupação. O pensamento simbólico vai depender dessas histórias. Amplie o mundo das suas crianças. Não deixe passar nenhum dia sem contar uma história o desenvolvimento da inteligência de sua criança vai agradecer.
Agora vem a pergunta frequente. Que livros escolher? A literatura universal está toda a sua disposição. A literatura brasileira oferece muitas histórias maravilhosas. Para as crianças pequenas escolha livros com bastante ação, depois dos dois anos no período simbólico, a magia, depois os mistérios, o terror também e bem-vindo. Sinta o interesse de suas crianças. Não fique muito tempo. ¡Não esqueça de Monteiro Lobato!

Nenhum comentário: