domingo, 10 de julho de 2011

Férias Julho

Afinal … quem vai ter férias? A família, como um todo, não entra. Crianças que estão pendentes em alguma matéria na escola, também não. Os pequenos vivem de férias, por assim dizer.Normalmente, apenas uma pequena parcela da família fica realmente liberada no período das férias de Julho.
   No blog, sempre estamos sugerindo opções de coisas interessantes para você fazer com as crianças nesse período, e você poderá encontrar esses textos por aqui, que estão sempre atuais.
   A regra geral é a de que esse é o período para passear com seus filhos. Passear MESMO, não no shopping como é comum fazer, mas pelas ruas da cidade, pracinhas, bosques. Ande de mãos dadas com eles, sejam crianças ou adolescentes. Converse sobre o tempo, paisagens, coisas que eles gostam e aquelas que você gosta. Mostre a eles a cidade, os monumentos, aquelas coisas que mesmo você nunca prestou atenção, mas que vai compartilhar a curiosidade com eles.
   Procure na locadora filmes que você considera interessantes para mostrar a eles. Escolha os antigos, é claro, e assista com eles, não esquecendo de preparar pipoca e um suco daqueles que faz a alegria de todos. Escolha aqueles filmes que a televisão não mostra e tenha atenção ao critério de idade para não entediar ninguém. Mais adiante, vou colocar uma relação de filmes para você selecionar alguns. Outra coisa interessante a fazer é ir com eles a um restaurante simples e diferente, para almoçar ou jantar, e escolha com eles o que vocês vão comer - não escolha sozinho, como normalmente os adultos fazem, e não fique irritado se ele mudar de idéia várias vezes nesse processo de decisão, porque ele estará aprendendo e terá dúvidas.
   Não deixe de levar seus filhos para assistir uma peça teatral, coisa que a maioria dos pais quase nunca faz. O mais importante é você estar junto nessa hora. Não delegue a ninguém essa função. Abaixo, algumas peças que você pode assistir com ele:
  
-Um amigo  diferente,Um Chorinho para dona Baratinha, Fala que e amor, Festa na floresta, Na cola do sapateado, Patinho feio e O travesseiro.

Para os maiores temos:
-Um violinista no telhado, Conversando com mamãe, O gato branco e Baby, o musical entre outras.

  No final da peça, converse com ele para ver o que ficou de tudo que ele viu e ouviu.
   As exposições também devem ser visitadas. Pelo menos uma. E uma ótima hora de conversar. Pergunte e deixe ele perguntar.
   Não esqueçam  de promover livros de desenhos e pinturas. Juntem crianças ou adolescentes com seu filho. Lembrem que o melhor brinquedo para uma criança e outra criança.
   Aproveite as férias para criar tarefas em casa para seus filhos. Todos devem ser responsáveis por alguma coisa. Lembrem que a casa também é deles. Não faça de seu filho uma visita. Aproveite que eles estão em casa por mais tempo e reorganizem os espaços.
   Vão viajar? Deixe que eles ajudem na organização das malas, brinquedos e livros que vão levar. Mesmo nas viagens aproveite para criar o sentido de responsabilidade e disciplina. O desenvolvimento cognitivo e afetivo deles só aumenta com isso. Você tem que ter paciência com as situações novas que vão ocorrer na viagem. Lembre sempre que todos estão fora de seu habitat.

E para finalizar, vamos aos filmes sugeridos:
-Assim caminha a Humanidade;
-Bonequinha de Luxo;
-Butch Cassidy;
- Cantando na Chuva;
- Encurralado;
- Intriga Internacional;
- Ladrões de Bicicleta;
- Linda Mulher;
- Princesa e o Plebeu;
- Ran;
- Reis do Iê, Iê, Iê;
- RoboCop;
- Tootsie;
- Tubarão;
- Volta ao Mundo em oitenta Dias;
- 007 Contra o Satânico dr. NO.

Nenhum comentário: