terça-feira, 23 de agosto de 2011

Infância inacabada


O homem é o animal com a infância mais longa em todas as espécies. Ele passa por vários períodos aonde vai completando seu desenvolvimento cognitivo e biológico. Quando mais desenvolvida é a sociedade, mais prolongada torna-se a infância. A complexidade social faz com que a espécie precise de mais tempo para completar seu desenvolvimento.
   Mas temos uma área que é muito prestigiada em nossa sociedade, sendo considerada paixão nacional: o futebol. Nesse universo paralelo, não há tempo para que os jovens realmente amadureçam para atuarem como jogadores. Cada vez mais cedo as crianças são levadas por seus pais para serem apresentados aos clubes, sempre sob o argumento de que "as crianças gostam". O fato é que, a partir do momento em que são iniciados nos times, começam a sustentar suas famílias. Tudo é investido nesses jovens, que certamente não tem ainda condição de escolha. Vi em uma reportagem da revista Época um quadro assinalando as idades onde os jovens já são considerados profissionais e esta idade esta cada vez menor. O que esta acontecendo? Pelé aos 15 anos, Maradona aos 9 anos,  Ronaldo aos 14 anos e  Messi aos 13 anos. Agora temos um total absurdo, na figura de um garoto, Leonel  Coira, que aos 7 anos está sendo negociado como jogador (Real Madrid).
Será que ninguém nota que estas crianças não completaram seu desenvolvimento e  no futuro problemas  inevitavelmente irão surgir? Eles não conseguem se equilibrar emocionalmente entre o sucesso fulminante, a quantidade extraordinária de dinheiro que recebem e uma vida incomum que passam a ter. Vejam o resultado de artistas mirins. Quase todos tornaram-se adultos problemáticos. Estes “craques” mirins tem uma grande chance de terem seu desenvolvimento deformado. O homem precisa de sua infância para que o equilíbrio aconteça na fase adulta.

Nenhum comentário: