sábado, 15 de outubro de 2011

Quem você seria sem um Professor?

Você comemorou o Dia do Professor?
Num mundo onde o tempo de nossos filhos é medido em nanosegundos, projetando uma velocidade de transformação cada vez maior, temos a certeza de que tudo estará passando por mudanças radicais o tempo todo. A única exceção é a Escola, que mantém um ritmo igual ao do Século XIX.


Nessas circunstâncias, o profissional-chave desse processo, o professor, foi perdendo visibilidade e importância ao longo do tempo e hoje, está muito desvalorizado na visão da sociedade, quando deveria ser exatamente o contrário. A família, que deveria ser muito ligada aos professores de seus filhos, está distanciada deles e uma maneira incompreensível, na medida em que esse conjunto, se funcionando de maneira harmônica, poderia promover o processo vital da educação de maneira eficiente e crucial para o equilíbrio de um mundo instável como o que estamos vendo.

Formação inadequada, atualização morosa, técnicas antigas aplicadas em um mundo novo, mercantilização (no pior sentido da palavra) do ensino, desprestígio político... são muitas as causas da perda de importância do professor para a sociedade. Mas é exatamente aí que precisamos pensar. Como permitir isso a um profissional que nos é essencial? Por que desprestigiar a pessoa que tem a responsabilidade de preparar nossos filhos para um mundo que nem sequer podemos imaginar? Por que manter distância dos problemas daqueles que passam a maior parte do dia com nossos filhos, cuidando deles e tentando ensinar aquilo que será a bagagem de sobrevivência deles na idade adulta?

Hoje é Dia dos Professores, e como gestora escolar, reparei que ninguém realmente se preocupou com isso. Os pais não falam sobre isso e as crianças sequer se lembram dessa data. Será que os professores não merecem nenhuma comemoração pelo seu dia? Tudo isso me fez lembrar da minha época como professora, quando alunos e pais promoviam verdadeiras festas nesse dia, me enchendo de presentes – inesquecíveis presentes, porque vinham de coração e não por obrigação. Quando foi que tudo isso acabou, e o dia do Mestre caiu no esquecimento? Por que isso aconteceu?

Vamos comemorar o dia dos Professores. Vamos valorizar os Mestres de nossos filhos, porque eles não são cidadãos menos importantes do que qualquer um de nós. Vamos valorizar a presença deles, entender suas dificuldades e criar uma relação de base positiva, tendo em conta que em primeira instância, serão eles os responsáveis por passar bons princípios aos nossos filhos, os que terão a missão de faze-los gostar de estudar, de ler, de criar e, enfim, de ser uma grande pessoa no futuro.
São eles que, muitas vezes, conhecem melhor nossos filhos, e dessa relação ficam boas lembranças que eles guardarão pela vida a fora. Você se lembra de algum professor da sua infância? Claro que sim. Ajude seu filho a ter essa doce recordação também, valorizando os professores que hoje estão presentes na vida dele.

Lembro que na minha época de professora dentro de sala de aula meus alunos e pais promoviam verdadeiras festas e me enchiam de presentes. Qual foi a mudança? Será  que estes cidadãos, são tão desqualificados? Todos os profissionais merecem um agrado e aqueles que estão diariamente com as crianças e adolescentes passam despercebidos?

Vamos valorizar o professor. Vamos fazer festa para eles. São esses profissionais que podem e vão levar as crianças a gostarem de estudar, ler e serem grandes pessoas no futuro. Esses são muitas vezes quem mais conhecem seus filhos. Você se lembra de algum professor de sua infância? Faca seu filho ter esta doce recordação.

Sugiro que você, pai e mãe, faça um movimento para que ressurja o afeto que se perdeu entre as crianças e seus professores. Presenteie e comemore o Dia dos Professores com seus filhos e seus mestres. Mande uma mensagem. Dê um abraço. É importante agora e será mais ainda na história de vida de seu filho. Valorize isso.

Nenhum comentário: