domingo, 30 de novembro de 2014

A Escola Científica

Temos que admitir que a escola não pode mais trabalhar sem confiar na ciência.  Muitas são as descobertas que ajudam na formulação de uma metodologia científica para ser aplicada na Escola.
Os professores devem ser formados com o intuito de saber como o conhecimento acontece e por quais etapas passa o cérebro para saber o que podem propor às crianças e adolescentes. A fase pré-científica já passou e ninguém teria coragem de achar que pode, intuitivamente, propor um modelo de escola.
Os estudos de Piaget já poderiam ter sido incorporados ao sistema. Uma escola Piagetiana é um modelo ainda não assimilado devido à sua complexidade, mas a neurociência chegando às universidades, provavelmente, vai abrir caminho para que Piaget venha a ser estudado e adotado. Não e possível que as escolas continuem a propor exercícios que trabalham a memória quando sabemos que a inteligência e a capacidade de adaptação, logo não necessita da memória. A cada situação a criança deverá decidir o que fazer. Ficará para a memória só o que precisa ser automatizado. Por exemplo, dirigir um carro e algumas tarefas que não podem ser modificadas.
Se a Escola está parecida com a Escola de Atenas de 2500 anos atrás tem algo errado na base.  A Escola já deveria ter incorporado as mudanças radicais da sociedade. A atividade de grupo é um fator determinante. O conhecimento cresceu muito e o homem não pode acumulá-lo completamente. Necessita do outro para compartilhá-lo. Temos que viver em sociedade o que no passado, ainda recente, poderia ficar limitado à família. A família cresceu e se desdobrou. O trabalho atual é planetário e o homem agora precisa de maior comunicação com os outros. Os meios de comunicação são rápidos e muito abrangentes e a Escola não pode se limitar a apresentar conteúdos ultrapassados e limitados. As crianças encontram esses conteúdos nos computadores e fica para a Escola a tarefa de ensinar a PENSAR para que eles possam processar esses conhecimentos.
Uma Escola científica é planejada para que a criança passe por todas as fases do desenvolvimento e um dos seus objetivos é que a criança construa o seu próprio conhecimento.

Nenhum comentário: