segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Diretor Escolar

Este desconhecido. Você conhece o diretor da Escola do seu filho? Ele é um líder educacional? E apenas um gestor? O que você espera desta função tão esquecida?
Lauro de Oliveira Lima diz no capítulo sobre a função do diretor no seu livro “Escola Secundaria Moderna” – “Deve o Diretor tomar como antípoda, em sua atuação dentro da escola, o Delegado de Policia ou o Comandante de Soldados. A função policial é necessária, mas não incumbe ao educador exercê-la. Muitos diretores estão deslocados de sua vocação...”
Os diretores que não conseguem assumir a função de líder estão deslocados de sua função, diz Lauro que não é diretor e sim exerce uma função na diretoria. Ele deveria ser o ordenador geral de todas as funções dentro da escola e das relações fora da mesma. Para que a escola tenha uma unidade é necessário que o diretor forme o “espírito da escola” onde tudo esteja coordenado. Todas as funções na escola devem ser observadas por quem a dirige.
O diretor deve ter uma liderança emergencial e deve formar um grupo com todos aqueles com quem trabalha. Um grupo que tome decisões, onde a cada momento um de sus membros assuma a liderança. Um grupo maduro não obedece, delibera, assume papéis e nessa hora assume uma parte da chefia.
Uma escola deveria ser uma organização democrática para poder ensinar a democracia e para isso cada um de seus membros deverá ter a oportunidade de assumir a liderança em algum momento. Se um membro não tem, em nenhum momento, a possibilidade de liderar ele não pertence a uma organização democrática. O diretor tem a função de criar em sua escola esse tipo de organização.
O diretor não pode, em momento algum, se ausentar do setor pedagógico deixando que cada professor ou técnico faca algo que não seja comunicado ao grupo. O planejamento deve ser orientado para que tenha o “espírito da escola”. Toda a comunidade vai perceber a unidade.
O diretor deve delegar a todos funções que devem ser exercidas e checadas por todos os membros da comunidade escolar. Nunca confundir deveres impostos com responsabilidade. Exercer um dever diz respeito a cumprir o que foi determinado pelo chefe já a responsabilidade é uma meta para com os companheiros.
A função do diretor está totalmente esquecida só sendo focada no sistema professor x aluno. Os diretores foram colocados como meros gestores administrativos abandonando, por falta de competência, até mesmo, sua função primordial que é a de dirigir democraticamente a escola.

Nenhum comentário: