segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ÉTICA



Nossa sociedade está doente a olhos vistos. A educação está tão atrasada que ficamos vendo acontecimentos morais da mais baixa qualidade. A moral do dever (dente por dente, olho por olho– 7/8 anos de idade mental) é a tônica social. Muitos adultos agem e respondem às situações como crianças. Temos que melhorar a educação para melhorar a sociedade. A escola continua na inércia e isso é o retrato do nosso país. Se a sociedade é desonesta é natural que a escola também o seja porque ela é o seu reflexo direto. Nossa escola é desonesta. As notas, a frequência, os conteúdos, tudo é uma total abstração. Realmente ninguém pode acreditar no que e feito ali. Alunos acabam o ensino médio sem saber ler e escrever. Como isso pode ter acontecido? Como ele passou ano, após ano? Foi tudo uma fraude e os professores, diretores, alunos e a família compactuaram com as mentiras. Ninguém denuncia por achar que estão levando vantagem. O aluno não aprendeu, o professor não ensinou e recebeu seu salário todos os meses. Isso é honesto?
Os professores em nossas escolas continuam dando aulas nos quadros achando que isso vai influenciar seus alunos e mudar o nível da educação. Isso vem acontecendo há longos anos e a escola continua em vez de formar deformando os seus alunos. Os alunos fazem as provas e nada sabem e continuam? Quem autoriza? Veja que é um sistema todo combinado.
A ética e a moral continuam sendo artigo de luxo em nossas escolas. Os professores não conseguem ensinar porque não sabem como se deve fazer e as vezes não acreditam. Um professor que falta, embroma a aula fazendo chamada de 50 alunos quando tem 50’ de aula não poderá falar em ética para esses alunos.
Um professor que usa a prova para coagir seus alunos e mantê-los quietos e dentro da sala também não pode falar em moral.
O discurso de nossas escolas nada tem a ver com a sua prática. O discurso “Formar cidadãos   conscientes” alguém acredita? Não é possível, vemos que nossa população não tem a menor consciência social. O que está acontecendo? Dizem uma coisa e realizam outra. O que acontece é que se dão conteúdos básicos e mínimos. Não temos, em nosso sistema, respeito pelos alunos e as suas famílias. O sistema é perverso e é nele que as crianças e jovens passam a maior parte de seu tempo.
Nossa escola é um retrato do país, logo ele não mudará. Precisamos dar um choque educacional para que depois da mudança educacional tenhamos uma mudança estrutural na sociedade.
A sociedade depende da Escola.

Nenhum comentário: