O governo estabeleceu no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa que todas as crianças devem aprender a ler aos 8 anos. Sempre que vejo essas
resoluções do governo pergunto:
- Qual é a fundamentação que determinou esse limite? Alguém pode explicar?
O que acontecerá se as crianças não aprenderem? E aquelas que aprenderem mais
cedo? São vários problemas que nossos gestores não analisaram e simplesmente
determinaram uma idade que eles consideram como um limite. Mas a alfabetização
não deve ser tratada assim porque ela depende do nível de desenvolvimento
mental das crianças. Desde a mais terna idade, o processo de aprendizagem da
leitura deveria começar pela leitura gestáltica e a leitura operatória deveria
ser introduzida, somente, quando as crianças atingirem as primeiras
conservações como, por exemplo a conservação do número. Alguém sabe como
acontece? Está na obra de Piaget A construção do Número na Criança, livro
dedicado ao início do período das operações concretas.
Simplesmente alfabetizar sem planejar um currículo de leituras para as
crianças também não tem sentido. O curso que deve dar continuidade à
alfabetização, dizia o Prof. Lauro de Oliveira Lima, é um curso de leitura. Quando
a criança lê, também deve ser capaz de entender, interpretar o texto, e só
nesse momento poderemos apresentar os conteúdos utilizando a leitura.
Não podemos determinar uma faixa etária. A preocupação deveria ser com
as conservações operatórias (número e substancia) que as crianças atingem por
volta dos 6/7/8, essas, sim fatores de desenvolvimento da inteligência. A
alfabetização é apenas um know-how.
Quando as crianças no aprendem a ler é porque ainda não têm as estruturas
necessárias para a leitura. Ou seja, o importante é desenvolver a inteligência
das crianças.
Quando o desenvolvimento é naturalmente acelerado as crianças podem ler
bem mais cedo, mas sem completar o desenvolvimento dificilmente atingem a
leitura lógica. Uma criança que sabe ler e não compreende um problema
matemático, não sabe, realmente, ler.
Competir em igualdade de condições é ter as estruturas para aprender
todos os conteúdos e não apenas saber ler. Para Piaget quando uma criança atinge
uma estrutura mais tarde que outra, as duas estarão em igualdade de condições,
novamente, quando a segunda criança atinja o mesmo nível que a primeira já
alcançou. Não existe essa corrida como
pensam os que não conhecem as crianças. Em uma turma de 25 crianças cada uma
adquire as estruturas em um período diferente e não se diferenciam como
pensaria um leigo em desenvolvimento infantil.
Vamos lutar para que nossos gestores adotem os níveis de desenvolvimento
da inteligência e não apenas um know-how
como parâmetro para a educação.
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