domingo, 23 de novembro de 2014

Há uma idade certa para aprender a ler?

O governo estabeleceu no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que todas as crianças devem aprender a ler aos 8 anos. Sempre que vejo essas resoluções do governo pergunto:           - Qual é a fundamentação que determinou esse limite? Alguém pode explicar? O que acontecerá se as crianças não aprenderem? E aquelas que aprenderem mais cedo? São vários problemas que nossos gestores não analisaram e simplesmente determinaram uma idade que eles consideram como um limite. Mas a alfabetização não deve ser tratada assim porque ela depende do nível de desenvolvimento mental das crianças. Desde a mais terna idade, o processo de aprendizagem da leitura deveria começar pela leitura gestáltica e a leitura operatória deveria ser introduzida, somente, quando as crianças atingirem as primeiras conservações como, por exemplo a conservação do número. Alguém sabe como acontece? Está na obra de Piaget A construção do Número na Criança, livro dedicado ao início do período das operações concretas.
Simplesmente alfabetizar sem planejar um currículo de leituras para as crianças também não tem sentido. O curso que deve dar continuidade à alfabetização, dizia o Prof. Lauro de Oliveira Lima, é um curso de leitura. Quando a criança lê, também deve ser capaz de entender, interpretar o texto, e só nesse momento poderemos apresentar os conteúdos utilizando a leitura.
Não podemos determinar uma faixa etária. A preocupação deveria ser com as conservações operatórias (número e substancia) que as crianças atingem por volta dos 6/7/8, essas, sim fatores de desenvolvimento da inteligência. A alfabetização é apenas um know-how. Quando as crianças no aprendem a ler é porque ainda não têm as estruturas necessárias para a leitura. Ou seja, o importante é desenvolver a inteligência das crianças.
Quando o desenvolvimento é naturalmente acelerado as crianças podem ler bem mais cedo, mas sem completar o desenvolvimento dificilmente atingem a leitura lógica. Uma criança que sabe ler e não compreende um problema matemático, não sabe, realmente, ler.
Competir em igualdade de condições é ter as estruturas para aprender todos os conteúdos e não apenas saber ler. Para Piaget quando uma criança atinge uma estrutura mais tarde que outra, as duas estarão em igualdade de condições, novamente, quando a segunda criança atinja o mesmo nível que a primeira já alcançou.   Não existe essa corrida como pensam os que não conhecem as crianças. Em uma turma de 25 crianças cada uma adquire as estruturas em um período diferente e não se diferenciam como pensaria um leigo em desenvolvimento infantil.

Vamos lutar para que nossos gestores adotem os níveis de desenvolvimento da inteligência e não apenas um know-how como parâmetro para a educação.

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