quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Inteligência antes da fala

O que é o sensório motor? Piaget, em suas pesquisas descobriu o que todos viam e não sabiam o que era. A inteligência está antes da linguagem. Está na ação. Trabalhar a ação é muito importante e fundamental. Todo o desenvolvimento posterior vai se basear sobre o sensório motor. É a base.
Esse período deve estar calcado na experimentação. Deixe a criança fazer experiências físicas. Tem que conhecer o mundo através da atividade. Não deixe o berço no mesmo lugar, ilumine o quarto de forma diferente, coloque sempre um som para ativar todos os sentidos do bebê. Todas as atividades devem servir de estimulação: o banho, a alimentação, o banho de sol, andar no carrinho, ir para o colo, ficar no berço. Mude muito o bebê de lugar e faça com que ele veja coisas diferentes. É o estágio que antecede a linguagem, caracterizado pelo desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre as ações, em seu universo primitivo não há objetos permanentes, nem há separação entre o sujeito e o objeto, nem entre o objetivo e o subjetivo.

O sujeito, nesse estágio, não se reconhece como origem das ações, pois as ações primitivas são configuradas como um todo indissolúvel, ligando o corpo ao objeto. Coloque no quarto figuras, quadros e luzes. Com essas atividades ele fará as ligações neurônicas necessárias ao o seu desenvolvimento.

Nenhum comentário: