Algumas citações do Prof. Lauro de Oliveira Lima deixam os pedagogos pensando em como podemos melhorar a formação de professores em um sistema tão combalido como o nosso. São problemas de toda ordem, como a falta de acesso a cultura,por exemplo, já que a grande maioria não assina nenhum periódico, não sendo grandes leitores. Nosso sistema educacional reflete diretamente nosso professorado. Ou mudamos o perfil de nossos professores ou nosso sistema educacional não tem saída. Não adianta em nada fazer exames para verificar os alunos se não oferecemos atualizações aos professores e melhor formação aos que estão entrando na profissão. Temos que dizer que vale a pena serem os formadores de novas gerações.
- “A alquimia sobrevive nas escolas: feiticeiro se chama agora professor”. “A Escola no Futuro” – Lauro de Oliveira Lima
- “O professor é um profissional privilegiado: quando fracassa... a culpa é da ”resistência do material” (alunos)”. “O Enfant sauvage de Illich numa sociedade sem escola” – Lauro de Oliveira Lima
- “No futuro, o professor não se preparará numa disciplina, mas nas técnicas de manejo de grupo; a informação, buscará nos arquivos, nas bibliotecas, nos satélites”.
- “A autoridade do adulto deve ser usada para permitir, progressivamente, a experimentação da autonomia. Educar é promover a independentização intelectual, física, moral e política”. “ Escola Secundária Popular” – Lauro de Oliveira Lima
- “O currículo não é um objetivo em si: é um meio para atingir um fim. Se não for funcional deve ser modificado sem considerações históricas”. “Mutações em educação segundo McLuhan” – Lauro de Oliveira Lima
- “Se o processo escolar fosse medido (como o sistema de produção) pela verdadeira rentabilidade, há muito que teria sido extinto como impraticável. Por isso as provas e exames são espaçados: quando se comprova a ineficiência do sistema é tarde para replanejá-lo...”. “Mutações em educação segundo McLuhan” – Lauro de Oliveira Lima
É o momento de fazer uma grande mudança em nosso sistema educacional, pois por todos os indicadores, está péssimo e, mesmo que atinjamos as marcas pretendidas pelo governo continuamos muito fracos e fora do foco do desenvolvimento. Nossos professores não são preparados para entender o aspecto essencial de sua atividade, que é o como a criança aprende. Pouco o nada sabem sobre o desenvolvimento mental das crianças e estão dentro das salas de aula tentando ensinar algo que eles não sabem por que nem como as crianças aprendem. Temos que formá-los em psicogenética para que descubram o grande mundo que fica dentro das cabeças pensantes de seus alunos. O professor tem que descobrir que os conhecimentos que ele acha tão importantes estão à disposição dos seus alunos sem o menor controle ou interferência deles. As crianças vão aprender mesmo que os professores atrapalhem. Não e possível que ninguém desconfie que não produzimos cientistas, leitores, pesquisadores. Somos fábricas de formação de medíocres conhecedores de conteúdos técnicos que logo serão ultrapassados pela enorme massa de tecnologia. Como se sente o professor que ao sair de férias deixa para trás cerca de 40, 50 e ate mesmo 60% de seus alunos reprovados. O que é a reprovação? A não adequação ao sistema! Por que estes alunos não se interessam em aprender? Ou até mesmo por que não aprendem? Estas respostas deveriam ser dadas por nossos professores sempre que fossem chamados para se auto-avaliar, coisa que não acontece nunca por se tratar de uma profissão - como diz Lauro - que quando não dá certo é por defeito da matéria prima. Ora vamos pensar e refletir quem são nossos professores, por quem foram formados? Eles querem mesmo ser professores ou foi “o que sobrou” na sociedade para eles fazerem? Os professores deveriam ser convocados para a formulação dos currículos, porque mesmo não entendendo de psicogenética poderiam contribuir com a experiência, dizendo “isso nunca consegui que meus alunos aprendessem, logo não deveria estar nesta série” etc. Mas recebem um pacote fechado, onde ele não pode modificar nada. E as crianças, não aprendendo, é por que não se esforçaram. No entanto ele acha que cumpriu sua missão de ensinar.
Por isso é que é tão importante repetir à exaustão frase de Lauro: O PROFESSOR NÃO ENSINA AJUDA O ALUNO A APRENDER Isso deveria estar escrito em todos os murais, das salas de aula, pelo país afora. Devemos tomar consciência de nossa falta de preparo e começar logo a fazer a mudança desse paradigma. Temos que medir é a competência dos professores e não de seus alunos, mas competência pedagógica e não de conteúdos, pois o professor pode ser um erudito, mas não saber pedagogia para transmitir seus conhecimentos.
Devemos pensar em um programa de atualização pedagógica para atender aos professores fazendo um curso onde fossem estudadas técnicas pedagógicas modernas todas baseadas na dinâmica de grupo. Nenhuma aula deveria ser possível sem a dinâmica de grupo como técnica geral, onde os alunos são os agentes da aprendizagem Como diz Lauro, o professor é como o técnico do time de futebol: ele não joga, deixa o time jogar.
Está na hora de a Piaget entrar na sala de aula. O método psicogenético já está completando mais de 50 anos. Precisamos de professores, produtivos que saibam resolver problemas, com capacidade de liderança. O maior capital que o Brasil precisa ter é o capital humano e este só será desenvolvido através da educação.
Beta
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