segunda-feira, 13 de setembro de 2010

LEITURA QUE VEM DO BERÇO

Está na moda falar de bebês 0/6meses sem preocupação com o nível de desenvolvimento mental que eles tem. Piaget definiu os níveis de desenvolvimento pelos idos de 1929no século passado e não foi ainda contestado. Portanto, continua valendo cientificamente.

Os bebês, nesta fase do seu desenvolvimento, estão no período Sensório Motor que equivale às ações, e muito pouco às representações. A permanência do objeto inicia-se mais ou menos aos 7 meses, quando o bebê consegue perceber que o objeto, quando sai de seu campo visual, não sai do real. Essa vai ser concluída mais ou menos com1 ano e 6 meses, quando ele completa também o grupo dos deslocamentos.

Vamos estudar, rigorosamente, as etapas do desenvolvimento, para não falar que a criança abstrai, entende, seleciona objetos etc. Como poderia, sem ter nem os objetos permanentes? Devemos distinguir Pensamento de Inteligência. Ler livros para bebês até os 6/7 meses equivale a proporcionar sensações cinestésicas, cores, sons agradáveis ou desagradáveis, pegas táteis etc... Ler, como brincar, dar banho, alimentar, olhar, falar, acarinhar, alisar, rolar, vai melhorar a cognição do bebê, já que farão ligações neurônicas que, sem estas ações, não aconteceriam espontaneamente. Manipular livros, brinquedos, caixas de papelão, objetos dos mais variados tipos de material também é produtivo, porque estimula o aumento da inteligência. Só não acho que os pais devam ficar preocupados com apenas um dos sentidos de seu bebê, quando ele tem pelo menos 22 (vinte dois) outros que devem ser ativados. Não esquecendo que o fator determinante para o desenvolvimento é haver outra criança em contato, para que ocorram os desequilíbrios necessários.

O que é muito importante realmente são as ações, pois como diz Piaget: “No comeco está a ação”. Durante todo o período Sensório Motor, será fator determinante do desenvolvimento infantil. Devemos ter cuidado com as informações de representações antes que os bebês as tenham. Sem permanência do objeto, não existe a representação. Todos os brinquedos, principalmente nesta fase, devem se basear na ação do bebê sobre o meio. Não que as outras fases não necessitem da ação, porque ela estará sempre presente, mas no sensório motor ela não representa (p.ex. desenho, dramatização, imitação).Só iniciam-se as representações no período Simbólico, por volta 2/3 anos mais ou menos. As idades cronológicas, para Piaget, não são fixas, podendo haver variação.

Existe uma necessidade muito grande de uma criança estar com outras criancas para que ocorra seu desenvolvimento, e os adultos não podem substituir esta relação. A luz, o ar, as sombras, as localizações, todos estes fatores devem ser levados em consideração para o desenvolvimento infantil. Vamos também levar em conta que os pais, avós ou babás, se forem as pessoas que lidam diretamente com os bebês, serão elementos privilegiados na relação. Nenhum pai ou mãe deve imaginar que, por serem pais geneticos ou adotivos , tem prioridade da atenção de seus bebes. O fato é que a genética não define as relações. Não vem escrito no gene que este é o meu pai, esta é minha mãe. Daí as adoções serem totalmente normais e assimiláveis.A crianca adotada reflete os comportamentos da familia onde esta inserida nao se notando nenhuma diferenca de outros irmaos ou parentes.
Quanto à aquisição da linguagem, Piaget nos diz que adquirimos aquela de nosso grupo social. Ela já é uma socialização. Embora já tenhamos o aparelho fonador todo pronto quando nascemos, só vamos falar se estivermos expostos a língua. Dai as crianças falarem qualquer língua, mesmo nascendo em locais diversos (ver crianças adotadas no nordeste do Brasil residindo na França: falam o francês sem nenhum problema). As crianças dos grupos sociais mais baixos terão um limite de linguagem, já que seu grupo tem a linguagem reduzida. Esssa situação pode, às vezes, ser compensada parcialmente pela mídia, embora esta não tenha a força afetiva de seus entes queridos.

Quanto a disponibilizar livros a todas as camadas sociais, é muito importante, mas devemos pensar também em disponibilizar a alfabetização e estimular o aumento do tempo que estes pais trabalhadores tenham para dedicar a seus filhos.

Geralmente as crianças que se atrasam no processo escolar, estão atrasadas no nível de desenvolvimento, pois só a linguagem não provocaria este atraso. A linguagem é uma área do desenvolvimento que faz parte da função semiótica, que tem também outras áreas como a imitação, dramatização e desenho.

A leitura não é um fim em si mesma, mas dentro de uma metodologia piagetiana é muito importante e determinante para que o professor possa usá-la nas tarefas diárias com seus alunos.

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