segunda-feira, 27 de setembro de 2010

OS MATEMATICOS SABEM QUE A MATEMÁTICA FOI INVENTADA?

Thomas O´brien - Matemático
Se sabem, por que não deixam as crianças reinventarem? Se não sabem, não estudaram a epistemologia da matemática.
Matemática não pode ser ensinada, tem que ser construída.


Este e o objetivo do método psicogenético construído pelo Prof. Lauro de Oliveira Lima. Em 1980, Lauro trouxe ao Brasil vários piagetianos durante o  1º. Congresso Internacional de Educação Piagetiana, organizado por ele,  e entre estes convidados estava Thomas O’brien, um matemático americano que veio apresentar aos brasileiros seu trabalho baseado em Piaget.
 
Hoje tem livros publicados no Brasil e serve de referência  aos jovens matemáticos que queiram mudar a forma de apresentar esses conhecimentos às crianças e adolescentes.
A grande importância de um trabalho baseado nas teorias de Piaget vem do fato de levar em consideração a construção dos conhecimentos. Por exemplo, Piaget mostra em um livro inteiro como a criança constrói a noção de número que, antes dele, todos os estudiosos achavam que era inata, isto é, todas as crianças um dia entendiam a numeração e, ensinadas, fariam as operações. Chegam então os estudos realizados por Piaget para mostrar, com suas pesquisas, que se a criança não for trabalhada não vai adquirir o  número, substância, peso ou volume e todas as constâncias.

 
Qual a idéia fundamental de um professor piagetiano? Propor problemas, não oferecer soluções, pedir que os alunos resolvam de forma diferente. Não tem modelos, fórmulas nem exercícios numa matemática piagetiana, mas tem objetivos  e  uma rigorosa seqüência por causa dos níveis do pensamento.

 
Piaget descobriu as fases do desenvolvimento e isso é de fundamental importância para o ensino da matemática. Ensinar matemática é ensinar a pensar, por isso não podemos ensinar fórmulas e sim propor desafios. Enigmas. Fazer cálculos não é matemática, pois as máquinas e os computadores fazem. Matemática é resolver problemas. Não existe nesta disciplina, como sempre foi pensado, certo ou errado e sim nível de desenvolvimento. A cada nível a criança pode dar uma resposta diferente para responder a uma mesma pergunta. É isso e que vai provocar o conhecimento.

 
Todos os seres humanos devem saber matemática, porque ela é a própria forma de pensar. Estamos sempre a pensar classificando, seriando, ordenando. E isso é matemática. Vamos então mudar a forma de ver a temida matemática, pois as crianças deixam de gostar e os adolescentes detestam porque não são colocados para pensar e sim para reproduzir um modelo padronizado que obriga a decoreba. O homem não tem estrutura para decorar. Ele foi feito para pensar e desvendar os mistérios do universo.


O conteúdo completo da entrevista com o matemático Thomas O´brien pode ser lido no site da Revista Nova Escola. Vale a pena dar uma olhada. 

Beta

Nenhum comentário: