sábado, 18 de junho de 2011

Aprender Brincando

A escola sempre foi tida como uma atividade de sofrimento. “A letra entra com sangue” era uma frase usada com naturalidade para falar do aprendizado das crianças. Estamos mudando esta relação para trazer a escola, através do Método Psicogenético (Prof. Lauro de Oliveira Lima), a idéia do lúdico. As brincadeiras, como diz Piaget (epistemólogo suíço), são fundamentais para o desenvolvimento da inteligência das crianças. As brincadeiras não são para desgastar energia das crianças e sim para fazer combinatórias neurônicas. A brincadeira, para as crianças, corresponde ao trabalho para o adulto. Vamos então deixar as crianças brincarem. Uma escola deve ser um grande espaço de jogar. E devemos verificar que todos os jogos trazem um desenvolvimento para as crianças.
Uma Escola Piagetiana é aquela que provoca sistematicamente as crianças e adolescentes e traz para eles jogos, sempre em dinâmica de grupo. Os únicos jogos individuais são as reações circulares, no inicio do Sensório Motor, depois disso tudo caminha para a socialização. Diz Piaget que o melhor brinquedo para uma criança e outra criança. Então não deixe sua criança sem uma companhia infantil. Não pense que você, adulto, é um companheiro. A criança não se relaciona horizontalmente com os adultos, pois  ela sabe e nota o poder que ele exerce sobre ela. Deixe as crianças brincarem, observando mas não não interferindo. Promover as brincadeiras não é brincar com ela. Sua ação pode ser a de contar historias, falar com a criança, ouvir a criança. Não dê suas opiniões as  crianças ate 4/5 anos, porque elas não entendem suas lições e conselhos. Depois desta idade fale, mas não se exceda. Fale pouco e ouça muito. Os brinquedos não precisam ser muito elaborados. Tudo serve de brinquedo. Caixas, fósforos, palitos, latas, o que chamamos de caixa de bagunça. As crianças sabem fazer combinatórias e inventar os seus brinquedos. Chegando a hora dos jogos com regras ai você pode entrar em ação ensinando-as a jogarem. Ensine o jogo jogando. Não fique lendo as regras para depois jogar. Vá jogando e introduzindo as regras que você vai sentindo que ela já entende. Se tiver uma criança mais velha para ensinar é bem melhor do que um adulto, já que a outra criança acabou de aprender o que o adulto já aprendeu faz muito tempo e acha que sabe. O adulto ou uma criança bem mais velha normalmente não tem paciência com o aprendiz.
Todos os conhecimentos podem ser trabalhados através de jogos. Uma escola é uma fabrica de jogar. O jogo é o modelo psicológico das crianças e jovens que estão em desenvolvimento. Os adultos criativos continuam com este tipo de pensamento.  Os adultos que continuam crescendo continuam querendo jogar mesmo em seus trabalhos e não ficam irritados com o aprendizado das crianças. Estes deveriam ser os professores. Todos os professores deveriam saber jogar e jogar de tudo para poder atender as crianças e adolescentes. Um jogo ensina mais do que varias aulas sobre o assunto. O jogo é uma aplicação. Quando notar um jogo que seu filho goste, faça com que ele leve  para a escola para jogar com seus colegas. Esta troca é muito importante. São feedbacks que uns dão aos outros.
Todas as escolas deveriam ter um tempo especifico  só  para as crianças e adolescentes jogarem. Cada jogo tem uma estrutura mental. Daí em cada fase as crianças gostam de um jogo especificamente, e a complexificação  das regras deve ser  gradativa. Não diga que a criança não pode aprender.  Coloque o problema e deixe que ela resolva ou, se não tiver interesse, não esta na idade adequada,  e  se rapidamente resolver, já passou a fase. A criança deverá ser sempre o termômetro para o que ela deve ou pode aprender.  Daí a grande importância dos professores e pais conhecerem os níveis de desenvolvimento mental das crianças.
   Abaixo algumas sugestões de jogos interessantes para você aplicar com seus alunos ou com seus filhos:

Objetivo:
 Montar as peças do “Laboratório de lógica “ com a seqüência que o amigo achar que deve ser.
As figuras serão montadas de acordo com o modelo ou sem o modelo estabelecido pelo recanto ou pela prô.

 

Objetivo:
 PRODUÇÃO DE SONS
DISTINGUIR OS SONS DOS INSTRUMENTOS ESCONDIDOS POR UM ANTEPARO


Objetivo:

SER O PRIMEIRO JOGADOR A VISITAR AS 4 ÁREAS DE LAZER SEM SER IDENTIFICADO PELOS OUTROS JOGADORES.

Vence o jogador que visitar primeiro as quarto areas de Lazer ou que permanecer com o seu personagem até o  final do jogo depois que a identidade secreta for revelada.

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