Uma Escola Piagetiana é aquela que provoca sistematicamente as crianças e adolescentes e traz para eles jogos, sempre em dinâmica de grupo. Os únicos jogos individuais são as reações circulares, no inicio do Sensório Motor, depois disso tudo caminha para a socialização. Diz Piaget que o melhor brinquedo para uma criança e outra criança. Então não deixe sua criança sem uma companhia infantil. Não pense que você, adulto, é um companheiro. A criança não se relaciona horizontalmente com os adultos, pois ela sabe e nota o poder que ele exerce sobre ela. Deixe as crianças brincarem, observando mas não não interferindo. Promover as brincadeiras não é brincar com ela. Sua ação pode ser a de contar historias, falar com a criança, ouvir a criança. Não dê suas opiniões as crianças ate 4/5 anos, porque elas não entendem suas lições e conselhos. Depois desta idade fale, mas não se exceda. Fale pouco e ouça muito. Os brinquedos não precisam ser muito elaborados. Tudo serve de brinquedo. Caixas, fósforos, palitos, latas, o que chamamos de caixa de bagunça. As crianças sabem fazer combinatórias e inventar os seus brinquedos. Chegando a hora dos jogos com regras ai você pode entrar em ação ensinando-as a jogarem. Ensine o jogo jogando. Não fique lendo as regras para depois jogar. Vá jogando e introduzindo as regras que você vai sentindo que ela já entende. Se tiver uma criança mais velha para ensinar é bem melhor do que um adulto, já que a outra criança acabou de aprender o que o adulto já aprendeu faz muito tempo e acha que sabe. O adulto ou uma criança bem mais velha normalmente não tem paciência com o aprendiz.
Todos os conhecimentos podem ser trabalhados através de jogos. Uma escola é uma fabrica de jogar. O jogo é o modelo psicológico das crianças e jovens que estão em desenvolvimento. Os adultos criativos continuam com este tipo de pensamento. Os adultos que continuam crescendo continuam querendo jogar mesmo em seus trabalhos e não ficam irritados com o aprendizado das crianças. Estes deveriam ser os professores. Todos os professores deveriam saber jogar e jogar de tudo para poder atender as crianças e adolescentes. Um jogo ensina mais do que varias aulas sobre o assunto. O jogo é uma aplicação. Quando notar um jogo que seu filho goste, faça com que ele leve para a escola para jogar com seus colegas. Esta troca é muito importante. São feedbacks que uns dão aos outros.
Todas as escolas deveriam ter um tempo especifico só para as crianças e adolescentes jogarem. Cada jogo tem uma estrutura mental. Daí em cada fase as crianças gostam de um jogo especificamente, e a complexificação das regras deve ser gradativa. Não diga que a criança não pode aprender. Coloque o problema e deixe que ela resolva ou, se não tiver interesse, não esta na idade adequada, e se rapidamente resolver, já passou a fase. A criança deverá ser sempre o termômetro para o que ela deve ou pode aprender. Daí a grande importância dos professores e pais conhecerem os níveis de desenvolvimento mental das crianças.
Abaixo algumas sugestões de jogos interessantes para você aplicar com seus alunos ou com seus filhos:
Objetivo:
Montar as peças do “Laboratório de lógica “ com a seqüência que o amigo achar que deve ser.
As figuras serão montadas de acordo com o modelo ou sem o modelo estabelecido pelo recanto ou pela prô.
Montar as peças do “Laboratório de lógica “ com a seqüência que o amigo achar que deve ser.
As figuras serão montadas de acordo com o modelo ou sem o modelo estabelecido pelo recanto ou pela prô.
Objetivo:
PRODUÇÃO DE SONS
DISTINGUIR OS SONS DOS INSTRUMENTOS ESCONDIDOS POR UM ANTEPARO
PRODUÇÃO DE SONS
DISTINGUIR OS SONS DOS INSTRUMENTOS ESCONDIDOS POR UM ANTEPARO
SER O PRIMEIRO JOGADOR A VISITAR AS 4 ÁREAS DE LAZER SEM SER IDENTIFICADO PELOS OUTROS JOGADORES.
Vence o jogador que visitar primeiro as quarto areas de Lazer ou que permanecer com o seu personagem até o final do jogo depois que a identidade secreta for revelada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário