quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Feira de Ciências - Setembro de 2011





   No dia 23 de setembro realizamos a Feira de Ciências na Chave. Com a participação de todos os alunos, apresentamos o tema “Solidariedade no Planeta Terra” em tópicos.
O Recanto Sininho -  simbólicos -  expôs trabalhos direcionados para os órgãos dos sentidos. Confeccionaram telefones sem fio, óculos e livros em 3D, atividades olfativas com hortelã, perfume, cebola... A leitura da experiência foi bem representada em todos os sentidos, no tato um jogo de adivinhações, com texturas diversas, causando frescor, aflição... Diferentes reações nas nossas crianças miúdas especialmente. Um cartaz com as fotos da culinária realizada um dia antes, encantou os pais! O recanto ofereceu o bolo de casca de banana para os visitantes, e a receita foi aprovada por unanimidade! Com mesas da altura do grupo (pequenas), nossas alunas vestidas com camisa rosa deram um show à parte!
   O recanto Narizinho responsável pela área da Saúde apresentou-se com camisas brancas que estampavam a pintura de um estetoscópio, e as crianças intuitivas exploraram a boa alimentação distribuindo, inclusive, sucos naturais preparados por eles em uma centrífuga, durante a Feira. As combinações saíram gostosas, conforme os elogios dos presentes. Maquetes de esportes da terra (futebol), do ar (asa delta) e da água (ski board) caprichadas, o hospital alopático, o consultório homeopático e a aldeia com ervas fitoterápicas deram um charme especial! O estudo foi completo, e  ainda foi ressaltada  a importância da saúde mental, com construções relacionadas ao lazer. Nada melhor do que brincar, ler...
   E o recanto Visconde? Eram os próprios cientistas. Com camisas azuis e pinturas de natureza incorporaram perfeitamente os papéis a que lhe cabiam e com desenvoltura explicaram os problemas do planeta; as catástrofes naturais, a importância da água para à vida, como ser solidário perante esses problemas... E por falar em solidariedade, até meados de outubro continuamos recebendo os alimentos não perecíveis para serem entregues aos que necessitam. Um destaque para as belíssimas maquetes, muito bem representadas. Excelente interação entre todos do grupo.
O recanto Pedrinho desde o estudo inicial, na elaboração dos trabalhos, travou um excelente debate sobre a origem da vida. Alguns alunos defendiam o ponto de vista religioso e outros a explicação científica da primeira forma de vida. Não à toa representaram as bactérias na água em suas camisas marrons. Os alunos confeccionaram tantas maquetes, afinal falar de vida não tem fim. Estavam tão preocupados, mas no final perceberam que o esforço não foi em vão e foram competentes em sua apresentação.
   Os professores trabalharam com os grupos do Ensino Fundamental II os temas propostos com relação ao tema geral “Solidariedade no Planeta Terra” durante todo este bimestre com pesquisas trabalhos em sala.
O Recanto Capitão Gancho reuniu-se em pequenos grupos para confeccionar as maquetes e cartazes, bem como jogos. O tema, deste grupo estava relacionado ao Universo e teve como objetivo pesquisar a origem da terra, os planetas do sistema solar, a Teoria sobre o Buraco Negro, cometas, asteróide, meteoro, estrela cadente, viagem espacial e a  Teoria sobre  o Big Bang. Cada aluno ficou responsável por um item, mas mesmo assim todos ajudaram uns aos outros, até contaram com ajuda dos pais na confecção e idéias para as maquetes e cartazes. No dia da feira demonstram um sólido conhecimento e suas maquetes foram um sucesso!
   O recanto Centauro estava responsável em pesquisar diversas ONGS como WWF, Greenpeace, SOS mata atlântica dentre outras, para analisar, avaliar o trabalho de cada ONG escolhida pelos grupos. A intenção foi de proporcionar uma visão humanitária e social. No dia o grupo mostrou-se interessado e aos poucos foram se soltando ao falar com o público. Os Cartazes e maquetes representarem bem o que pesquisaram.
        O que dizer do Recanto Minotauro? Mostram-se interessados durante o bimestre sobre o tema trabalhado Corpo Humano:  os sistemas digestório, respiratório, cardiovascular, excretor, muscular e ósseo. Surgiram discussões sobre uso de drogas, anabolizantes, cigarro dentre outros. Representaram muito bem os órgãos do corpo humano com as maquetes e se destacaram ao explicar o funcionamento de cada sistema. Não podemos deixar de dizer que os jogos elaborados envolveram o público.
       E por fim o nosso último recanto, Monteiro Lobato, ficou responsável por pesquisar  sobre a fecundação, evolução do feto, gravidez, Aborto, Métodos contraceptivos, doenças  sexualmente transmissíveis entre outros pontos. O grupo se empenhou nas maquetes e na elaboração dos cartazes demonstrando o que conseguiram compreender sobre o tema. No dia estavam todos motivados e interessados em explicar o que desenvolveram.





Nenhum comentário: