domingo, 14 de outubro de 2012
“Uma Andorinha só Não Faz Verão”
Fico intrigada quando vejo uma reportagem falando de uma Escola em qualquer lugar do Brasil que esta “bombando”, isto é, conseguiu pontos no Ideb. Não tem o menor significado para a construção geral do trabalho da Educação no país. Não é o caso de luxo ou localização, mas de treinamento dos professores.
Vamos rever o que realmente podemos fazer da educação de nosso país. Uma, duas ou cem escolas boas não podem satisfazer nossos olhos quanto ao sistema educacional. Todos os milhares de escolas é que devem mudar e ter o resultado inovador. O padrão da OCDE deve ser visto por nós como uma coisa viável e possível. Temos que ter soluções inovadoras e radicais. Podemos ser bem melhores do que somos e do que estamos fazendo. Vamos parar de ficar satisfeitos com o resultado de algumas poucas escolas em lugares específicos, onde um pequeno grupo de educadores consegue um resultado diferenciado. Se conseguiram, vamos levar estes profissionais a todos os recantos do pais para inovarem e demonstrarem o que estão fazendo. Seria um efeito multiplicador. Vocês conseguiram, ensinem aos seus colegas! Vamos todos juntos. Não queremos resultados que não possam ser trabalhados com outros grupos.
Qual a pesquisa que a secretaria de educação fez sobre esta escola para analisar os resultados obtidos? Se não fez, o resultado termina em si mesmo e não tendo função multiplicativa, não serve a Educação do Estado ou do país. O caso do Ciep Glauber Rocha, no Rio de Janeiro, da rede municipal é o da andorinha. Temos que analisar como foi conseguido este resultado. Vejam que a Escola esta localizada em área de risco. O que aconteceu? Seus alunos também não são de outra área. Logo aconteceu algo interno que poderia acontecer em outras escolas dos municípios brasileiros.
Estamos esperando um milagre ou temos que trabalhar e analisar o que esta acontecendo nestas que tiveram resultados tão diferenciados. Estes resultados vão continuar acontecendo?
Acho que estes resultados isolados servem apenas para que os políticos usem em suas campanhas não modificando o Sistema Educacional do país.
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2 comentários:
É interessante o efeito que uma escola pública consegue em uma avaliação tal qual o IDEB cuja imprensa divulga e os políticos se utilizam. Ora, se tal escola conquistou determinada pontuação em discrepâncias às muitas outras quais os método educacional que fora implantando lá e porque não funcionaria em outras escolas? Afinal, não são todas da mesma rede? Parece mais cômodo e até mesmo satisfatório, não sair do campo da retórica, a fazer uma avaliação séria para multiplicar o sucesso verificado na escola destoante. Deve ser comodismo e praticidade fazer nada.
É interessante o efeito que uma escola pública consegue em uma avaliação tal qual o IDEB cuja imprensa divulga e os políticos se utilizam. Ora, se tal escola conquistou determinada pontuação em discrepâncias às muitas outras quais os método educacional que fora implantando lá e porque não funcionaria em outras escolas? Afinal, não são todas da mesma rede? Parece mais cômodo e até mesmo satisfatório, não sair do campo da retórica, a fazer uma avaliação séria para multiplicar o sucesso verificado na escola destoante. Deve ser comodismo e praticidade fazer nada.
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