domingo, 18 de outubro de 2015

2021 ... o ano sem professores ...

O ano é 2021 ... 

Até lá, 40% dos professores devem se aposentar na rede pública e a entrada não vai ser suficiente segundo as pesquisas porque a procura é cada vez menor para esta carreira. Será que ninguém quer mais ser professor? Será que o desinteresse político chegou aos jovens que buscam carreiras mais glamorosas e que trazem melhor resultado financeiro? Pode ser, mas o Brasil já passou por situações bem mais críticas e vive uma realidade onde muitos não são formados nas disciplinas que lecionam.

Aqui temos que usar a opinião do Prof. Lauro de Oliveira Lima e usar um método a prova de professor. O professor será apenas um animador e os jovens vão aprender através de pesquisas e trocas (dinâmica de grupo) entre eles. Não podemos ficar esperando que a formação dos professores melhore pois não é rápido e podemos perder gerações nesta espera. Nos idos dos anos 50/60 papai corria o Brasil dando cursos da CADES para em pouco tempo formar os professores e assim manter vivo o sistema. Não seria a hora de retomar para acender a chama de nossa educação?

Os professores que estão para aposentar tem coragem de dizer que “estão deixando o sistema pior do que quando entraram”. Será que não entendem que eles foram a causa? O que você não fez? Se cada um faz a sua parte a mudança é estrutural. Não existe desculpa possível de um profissional dizer que não fez porque não pode. Quem o vigiou tão bem? Não é verdade. Não fez porque não sabia, não queria e achou que ninguém ia culpá-lo. Eu culpo sim. Cada professor tem sua culpa dentro de um sistema falido onde poderíamos estar formando grandes homens e estamos deixando sair uma massa de analfabetos funcionais e medíocres que nada acrescentam ao país.

O único culpado é o governo? Não. Todos nós temos uma participação efetiva. Fui ao CIEP, que hoje leva o nome do meu pai Lauro de Oliveira Lima, aqui no Rio de Janeiro (Rio das Pedras) e convidei os professores de cerca de 2600 alunos para fazer um curso de formação de professores que organizamos em nossa escola. Sabe quantos apareceram? Dois professores e uma auxiliar. O caso é grave. Professor passa em um concurso público e acha que não deve estudar mais e que é somente esperar a aposentadoria. Vocês já viram a corrida para ser professor das redes públicas? Será que querem mesmo ser professores ou não querem ter chefe e por sua vez responsabilidades. Quantas faltas? Quanta gente encostada. O sistema está em ruínas.

Nenhum comentário: