quinta-feira, 23 de junho de 2016

Escola e Criatividade



Estamos chegando ao colapso nas escolas. Os adolescentes não querem ir à escola ou não gostam delas. O que estaria acontecendo? As escolas não correspondem aos seus desejos. Vão única e exclusivamente por obrigação. Será que a Escola tem que ser tão ruim? Será que os educadores não sabem fazer alguma coisa mais interessante? Acho que sabem, mas os pais desejam algo retrógrado que os remeta ao século passado. Querem que as escolas encham as cabeças pensantes de seus filhos com um monte de “conhecimentos” que não vão servir para o próximo século. O que as crianças vão precisar? Vamos pensar e tentar ver o futuro. Seu filho vai realmente precisar ser criativo. Se nas escolas ensinam que para as perguntas só existe uma resposta ninguém pensa mais em nada. Os currículos são segmentados e não apostam nas crianças. Os exames são para travar a imaginação. Não temos nos currículos nenhuma importância dada à música ou às artes. São limitados e repetitivos. Os professores são determinantes na estimulação das habilidades nas crianças e como sua formação é muito pobre não têm essa competência. Os pais por sua vez estão muito preocupados com a sobrevivência e não sobra tempo para acompanhar o desenvolvimento de seus filhos. E agora? Os jovens andam entediados e precisando de muito estímulo nesta sociedade altamente competitiva.
Não podemos culpar à tecnologia por este quadro. As escolas devem urgentemente mudar seus currículos e o treinamento de seus professores. Temos que ensinar a criar, desenvolvendo assim, a inteligência.

Onde está a inovação? Na diversidade. Quando o pensamento é homogêneo nada acontece diferente. Mas não vamos pensar que a criatividade é um processo aleatório. Não, ela precisa de muita disciplina. Vamos pensar criativamente para pedir às crianças e aos jovens que para cada pergunta encontrem, pelo menos, três respostas. O mundo vai ser cada vez mais criativo. Você tem alguma ideia para promover a criatividade? Sugiro uma que sempre dá certo. TRABALHO EM GRUPO.

Um comentário:

Anônimo disse...

Beta, qual sua posição referente a Lei 13.306/2016 que adequa o ECA às mudanças feitas na na LDB em 2006 e 2013. A nova lei fixa em 5 anos a idade máxima para a educação infantil.

Att,

Valéria