segunda-feira, 11 de julho de 2016

Impeachment de Professores


Tenho certeza que em seu tempo de escola, quando vocês eram alunos, pensaram muitas vezes que alguns professores não deveriam estar em sala de aula. E o problema continua. São profissionais acima de qualquer suspeita. Não são nunca avaliados por quem recebe deles o serviço. Pais e gestores acham que tudo está correndo bem e que quem não funciona são os alunos. São preguiçosos, não estudam ou não têm competência. Será que não tem um erro grave nesta avaliação? As crianças não aprendem, não se alfabetizam e continuam sendo os culpados? Temos um sistema perverso. Nas escolas particulares os professores têm obrigação de produzirem um resultado custe o que custar. Penalizam os alunos, fazem provas, mandam para os serviços que vivem entorno das escolas (psicopedagogos, fonoaudiólogos, professores particulares, psicólogos entre outros) a cobrança é dura. Já na Escola Pública onde o professor não sofre sanções e não é mandado embora, como nas escolas particulares, a cobrança é mais pessoal e não tem feedback das famílias que pouco participam. A população pensa que a Escola Pública é gratuita. Não sabe o quanto todos nós pagamos com nossos impostos e que não é de favor que o seu filho está lá e que podem cobrar o aprendizado, mas não o cobram e sempre culpam seus filhos.
Qual é a atividade de um professor? Promover a aprendizagem e se ela não ocorre não foi feito o trabalho, e como fica? Não deveríamos ter nenhum funcionário que não fosse avaliado e que tivesse um emprego vitalício. Não fez sai e dá lugar a outro mais capacitado deveria ser a nossa máxima.
Os próprios alunos poderiam avaliar seus professores o que colocaria todos em alerta para promover o bem-estar social. Os professores, em regra geral, não gostam de seus alunos, não tem prazer em estar na sala de aula. Por esse motivo no serviço público eles tentam o tempo todo ir para serviços administrativos ou estar de licença o que significa ficar fora da sala de aula. A população, em geral, não sabe quantos professores encontram-se nestas situações especiais.  Vamos fazer uma grande avaliação para ter os mais capacitados e que amem, verdadeiramente, a profissão.
Os diretores deveriam ter a coragem de perguntar a seus alunos quais os professores que deveriam sofrer o impeachment e apresentar os resultados para ver as mudanças que iriam ocorrer nas escolas.
Vocês conhecem algum outro profissional que não é avaliado? Apenas os professores têm esse privilégio e nem sabem que o têm.
Em nossa sociedade do mais simples funcionário ao presidente da república todos devem ser avaliados. Os professores têm muita culpa do atual estado de nosso sistema educacional.

Nenhum comentário: