quarta-feira, 16 de junho de 2010

O BEM E O MAL (Moral)

"Não há liberdade sem inteligência" (Albert Camus - 1945)

A criança pequena não tem a mínima noção do bem e do mal, da justiça e injustiça, da verdade e da mentira: estas noções vão aparecendo e transformando-se ao mesmo tempo em que se processa o desenvolvimento mental (pode-se medir o nível mental do indivíduo -- mesmo adulto -- pela noção que ele tem de pecado, justiça e verdade). Para a criança de 6/7/8 anos é mais grave dizer que "viu um elefante voar " que "falsificar as notas do boletim escolar"(J. Piaget), isto porque, um elefante voar é um absurdo ... A conversa dos pais com os filhos sobre estes problemas é mais ou menos "esquizofrênica..." Desta forma, todos os fatos ocorridos no recanto ou no recreio que envolvam estas noções, são discutidos com as crianças cada uma opinando sobre o que é CERTO ou ERRADO (moral). Aos poucos, do conflito das opiniões, vão surgindo as regras morais de convivência (veracidade, lealdade, justiça, bem comum, etc.) Para J. Piaget a moral regula as relações interpessoais (entre dois ou mais indivíduos concretos e bem identificados). Das regras morais, já no começo da adolescência, a criança passa às regras jurídicas (direito) que regem as relações comunitárias e independem dos sujeito concretos e identificados (relações transpessoais: não importa quem seja o titular do direito).
1) na anomia impossível determinar
o juízo moral;
2) na heteronomia Piaget notou o realismo moral com três características bem definidas:
a) é considerado bom todo ato que revela uma obediência às regras ou aos adultos que a impuseram,
b) interpreta as regras ao pé da letra,
c) não julga pela intencionalidade daqueles que agiram, mas pelas conseqüências dos atos.
3) na autonomia surge a autonomia moral 9/10 anos se inverte o realismo moral, começando então a julgar pela intencionalidade da falta cometida.

Piaget dedica longos estudos à compreensão da criança quanto a justiça.

Beta

3 comentários:

Paulo Tamburro disse...

NÃO CONHECIA O SEU BLOG.

ACHEI REALMENTE, MUITO INTERESSANTE E TENHA A CERTEZA DE QUE VOLTAREI SEMPRE AQUI.

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Anônimo disse...

Interessante. Mas tenho umas dúvidas: Piaget é "deus" e dono da verdade? Ou apenas um bom negócio (para alguns). Quem não comunga com estas ideias é burro e vai para o limbo pedagógico?

Grato.

Samael

Beta disse...

Samael,

Piaget nao e "deus", mas um teorico de peso que estudou quando ninguem estava interessado na moral. A mais de 50 anos. Devemos estuda-lo para depois comentar. Se e um bom negocio nao sei, mas num pais capitalista mmesmo quem nao entende nada de Piaget sai falando de qualquer jeito. Acho que nesta hora devemos ser criticos. Acho realmente que quem nao entende da moral deveria nao lidar com criancas para nao deforma-las. Ja tem estudos? Vamos estudar.