a) todo "conteúdo" ou "lição" é apresentada em forma de situação-problema, que deve ser resolvida pelo aluno (apelo a inteligência);
Prof. Lauro de Oliveira Lima |
c) o aluno deve sempre "tomar consciência" dos mecanismos de que utilizou para realizar a atividade proposta (a "tomada de consciência" substitui o que se chamava antigamente, de "fixação da aprendizagem" permitindo o aluno compreender como funciona a mente);
d) os resultados são apurados observando os mecanismos mentais usados pelos alunos e não pelas performances e/ou acertos (o erro revela os mecanismos em jogo no comportamento dos alunos).
Então como trabalhar com o método psicogenético? Mudando o ponto de vista do professor. Neste método quem trabalha são os alunos. O professor não fala: deixa que seus alunos falem através da dinâmica de grupo. O professor é um grande planejador que deve ter todos os conteúdos encadeados, para que o
conhecimento aconteça.
Neste método, o melhor professor de uma criança é a outra, que acabou de aprender. Deixe que seus alunos falem. Ponha todos em circulo para que todos vejam todos. As técnicas de Dinâmica de Grupo são muitas e devem ser do conhecimento do professor orientador.
Beta
3 comentários:
É um imenso orgulho poder fazer parte desta família de educadores. Pois é assim que me sinto ao ser verdadeiramente ACOLHIDO por esta escola. Acreditem! Ainda há respeito pela inteligência das crianças!!!! Parabéns e muito obrigado!
Nelson (pai da Ananda, Nina e Mel)
Não foi Emília Ferreiro que desenvolveu a psicogenese, onde o foco da alfabetização sai dos métodos
de ensino e passa para a aprendizagem onde ela demonstrou que as crianças pensam e desenvolvem diferentes hipóteses sobre a escrita.
Seu entendimento está apenas na alfabetização, anônimo. Lauro de Oliveira Lima tratou da didática geral, de toda a aprendizagem, ainda nas décadas de 1960 e 1970. Emília Ferreiro trata apenas da alfabetização de criança e na década seguinte.
Postar um comentário