terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Errei o presente de Natal! E agora !!!!????

Há uma sensação de que dar presentes no Natal é bom. Isso é coletivo. Alguns acham que a festa é meramente uma oportunidade de aumento de vendas para as lojas. Outros acham que é uma artimanha capitalista, enfim ... cada um tem o direito de achar o que quiser. Não estamos nesse momento questionando isso, mas queremos falar para quem se vê a braços com a tarefa de presentear a uma criança querida e quer acertar na escolha.

Claro que, em princípio, todos os presentes são bem vindos, mas é preciso ir mais fundo na questão para atender as necessidades das crianças de acordo com a idade mental e é isso que vamos fazer nesse artigo. Descobrir o que melhor se encaixa em cada fase do desenvolvimento, reduzindo assim a margem de erro.

O que querem as crianças?

As brincadeiras e os jogos servem as mais diversas necessidades das crianças. Podem ser estruturados ou não. O importante é brincar. Para crescer nesse mundo é preciso que a criança aprenda a enfrentar a realidade em todos os seus aspectos, e para isso usamos as brincadeiras e os jogos para dar a direção adequada. Durante muito tempo as crianças resolvem suas frustrações com a realidade pela retirada que fazem nas fantasias. Lá elas  resolvem  seus desejos.

Montaigne escreveu: “As brincadeiras das crianças deveriam ser consideradas suas atividades mais sérias”. Mas quem é que sabe disso? Friedrich Schiller disse “O homem só é homem de fato quando brinca”. Vamos levar em consideração esses grandes pensadores e, na medida do possível, propor a todo tempo brincadeiras para as crianças. Devemos deixar que as crianças brinquem, pois esta é a atividade natural delas.

Os brinquedos e brincadeiras mudam de acordo com o desenvolvimento mental das crianças, daí ser importante estudar para saber o que propor e o que comprar a cada idade. Os brinquedos e jogos devem ser poucos, porém muito explorados. Devemos esgotar todas as suas possibilidades antes de passar a um novo brinquedo. Quando expomos a criança a muitos brinquedos ao mesmo tempo, isso equivale a apresentar nenhum.

Através da observação das brincadeiras das crianças, podemos  saber como ela está construindo e vendo o  mundo. Não devemos interferir nas brincadeiras infantis. Deixem as crianças brincarem com seus pares. Mantenha sua criança sempre em contato com outra criança. Como diz Piaget: “O melhor brinquedo de uma criança é outra criança”.

Para as crianças, brincar faz parte de seu esforço de entender o mundo. Nada fica fora de suas brincadeiras, e essas tem duas faces: uma do passado, onde a criança resolve problemas vividos por ela e que podem ser resolvidos pelo simbolismo. A outra face é relativa ao futuro, no sentido que usa a brincadeira como uma excelente ferramenta para preparar suas tarefas.

Dar tempo as crianças é muito importante para as brincadeiras. As crianças gostam de imitar as profissões de seus pais nas brincadeiras, mas nos dias de hoje é muito complicado para a criança entender o que seus pais fazem, pela diversidade das atividades possíveis. Os filhos de pessoas que exercem atividades ditas tradicionais, levam uma grande vantagem nesse item. Através das brincadeiras, as crianças desenvolvem também a vida interior e isso é muito importante para que não fiquem dependentes da TV, do computador ou dos adultos. As crianças, às vezes, devem estar entregues a si mesmas. Nossas crianças nascem como há séculos atrás e querem e precisam da fantasia. No entanto, o que esta acontecendo é que a fantasia está sendo abortada antes da plenitude de seu desenvolvimento.

A “idade da brincadeira” é aquela em que construímos a ponte entre o mundo do inconsciente e o mundo real, e se não for dada a oportunidade desta criação, teremos criado um problema para estas crianças quando atingirem a vida adulta.

Frente a tudo isso, que brinquedos devemos dar a nossas crianças? Vamos lá, passo a passo:

Sensório-Motor  - de 0 ate 2anos 6 meses


Inicialmente objetos que tenham movimento e que a criança veja o espetáculo. Móbiles, objetos de borracha e que produzam sons, luzes e cores. As crianças devem agir sobre estes objetos. Logo depois Blocos de Construção de tamanhos e modelos diferentes. Eles são construtores, mesmo que desmontem as construções logo que acabam de construí-las.
Outro material que os próprios pais podem organizar é uma grande caixa contendo elementos diversos como telefone, caixas de diversos tamanhos, bonecos de plástico e de pano, garrafas pet e outros objetos recicláveis, panelas e outros brinquedos de formas e materiais diferentes. Livros com grandes figuras e os de pano.

Simbólico – 2.a 6m ate 4/5 anos


As crianças simbólicas baseiam suas atividades na fantasia. Todos os elementos do dia a dia servem. Bonecos, carrinhos para puxar, objetos de casinha (pratos, talheres, vassoura, balde, rodo e todos elementos de uma casa e de sua mobília)
As construções continuam bem como os quebra-cabeças.
Livros em geral,  já com muitos detalhes.

Intuitivos – 4/5 anos ate 6/7/8 anos

São os descobridores.
Devemos dar a eles coisas como relógio, bússola, fita métrica, copos, jarras e todos os elementos para brincarem com líquidos. Revistas, papéis, lápis de cor e tintas em geral
Livros simples, mas já para serem lidos e não apenas com figuras e imagens interessantes.
Jogos com regras – regras simples como Dominó e Lince, entre outros com as mesmas características.

Operatórios Concretos – 6/7/8 anos ate 10/11/12 anos


Esses são os construtores. Precisam de madeira, pregos,  serrote, chaves de fenda, papelão, argila e outros materiais para construírem objetos diversos ou mesmo seus próprios brinquedos, aqueles que sejam objeto de desejo. É a idade em que aprendem a preparar maquetes.
Livros, muitos livros para que possam orientar suas próprias leituras.
Neste período precisam entender as leis físicas pelas experiências que vão realizar. Leis do equilíbrio e sustentação, lei da gravidade, natureza dos materiais.


BRINQUEDOS ETERNOS PARA TODOS OS NIVEIS:


Blocos de Construção
Essenciais para crianças de todas as idades, sempre se observando o grau de complexidade a partir dos simples Legos. Todos deveriam ter em quartos este brinquedo, sendo desafiados a melhorar constantemente seus trabalhos.

Quebra-Cabeça

Outro brinquedo que também precisa ser oferecido às crianças com graus diferentes de complexidade. Inicialmente de simples encaixe indo pelos de 5, 6, pecas etc, e evoluindo para os mais complexos com 50 até 2000 ou 5000 peças. Por último os verticais e com volume.

São sugestões simples e que todos os pais podem promover. O mais importante é deixar as crianças brincarem e não pensar que o melhor brinquedo é o mais caro ou tecnologicamente muito desenvolvido. Uma caixa de papelão ou papeis de diversas texturas, lápis de cor e muita tinta e pincéis são ótimos presentes. Promovem o desenvolvimento da inteligência das crianças.

Feliz Natal !

Um comentário:

Anônimo disse...

Beta,
Muito interessante este artigo pois a Giovana ontem me pediu que fosse com ela a uma loja de brinquedos e disse a seguinte frase:"Mãe, sei que não tenho mais idade(queria ver Barbies),mas ainda gosto..... Eu sabia que ela querida ganhar uma boneca pois ainda faz com 11 anos muitos jogos de liquidação...Acho isso interessante,pois a maioria das meninas de sua idade já não querem mais saber ,muitas vezes por achar que serão alvos de gozação entre as amigas.O que acha a respeito?Acha muita infantilidade ainda ou é realm,ente uma fase de transição onde isto pode acontecer?
Bjs Gisa