domingo, 20 de março de 2011

MAS, O QUE É O “DEVER DE CASA”...???

    “Dever de Casa” é uma expressão antiga. Pode ter mudado de nome, usando novos termos como “tarefa”, “trabalho de casa”, coisas assim, mas sua estrutura continua a mesma: crianças e jovens exercitando, ou seja, repetindo o que já fizeram em sala de aula. Para uma escola moderna, isso é tem muito pouco sentido.
    Professores que privilegiam os métodos mais antigos acham que é necessário aplicar exercícios como dever de casa para que as crianças fixem o aprendizado. Isso acontece porque, normalmente, nos cursos de formação de professores, são dadas aulas específicas só para aprender como promover essa tal fixação.  Para quem não conhece as teorias de Piaget, isso faz sentido. Quem conhece sabe que não são necessários esses cansativos e enfadonhos trabalhos domésticos. Se o professor ensinou,  crianças e adolescentes sabem resolver qualquer coisa ligada aquele conhecimento. O que sobra então para ser feito em casa?
    Na verdade o que falta é a PESQUISA, maiúscula mesmo. E essa pesquisa deve estar voltada para o cotidiano, ligando as crianças às mídias – jornais, revistas, internet, TV, etc.  Qual a grande dificuldade para que isso aconteça? Normalmente, a falta de atualização dos professores, que não assinam periódicos ou semanários e que ainda não sabem usar o computador e suas incomensuráveis possibilidades. E ainda por uma visão fechada do mundo.Essa é uma das muitas dificuldades que a escola vai ter que suplantar se quiser realmente fazer o que se chama de Educação.
    O fato é que nossos alunos devem ser levados a observar a sociedade onde vivem como um todo. O caminho que fazem de casa para a escola, o bairro, a cidade... Até chegarem ao mundo. A cidade, por exemplo, precisa ser explorados em todos os ângulos, atributos, defeitos e qualidades. As crianças não podem ficar restritas a sua casa, condomínio ou shopping como normalmente acontece.
Coisas ótimas para serem feitas: entrevistas com parentes, vizinhos, comerciantes. Assinatura de revistas com foco bem localizado na sua área geográfica (pequenos jornais de bairro, etc.), trabalhos de grupo sobre personagens. Fazer um diário escrevendo sobre sua vida pessoal para melhorar o entendimento sobre como as coisas acontecem e como são seus contatos com a família e amigos. Todo o material trabalhado em casa deveria ter uma utilização muito importante na sala de aula, garantindo assim o interesse na continuidade.
Temos que ser criativos para que nossos alunos tenham prazer em estudar. O mundo se renova a cada dia e só a escola se mantém atrasada a mais de um século. Vamos avançar de uma vez.

3 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Muito bom, Beta. Alguns deveres de casa melhor se definem como atentados violentos à inteligência do aluno...

Beta disse...

Agora os americanos estao querendo retirar estas tarefas de seus alunos.julho/2011

Silvia Maria disse...

Lembro que quando eu era criança, levava um "caderno de férias" com uns 50 exercícios de cada matéria. Odiava isso... E existem pais que acham esse massacre lindo!