sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Leitura do Intuitivo


Intuitivo: (4/5anos 6/7anos) – Idade das certezas. Chegamos ao momento de uma grande transição. Agora as crianças começam a ler e os livros já devem ter uma seqüência  e enredo. A linguagem ganha uma importância muito grande porque os adultos não vão intermediar a leitura. O intuitivo quer coisas concretas, mesmo que tenham fantasias. Ele quer tudo muito distinto entre o real e o faz de conta.
Ele já deve ter o habito de “ler”, usando os livros em todas as suas atividades. Não entende ainda o humor, ironias. Aqui as soluções são concretas. As historias já devem ter muitos personagens, discussão dos preconceitos através das regras morais, pois é neste período  que surgem  os preconceitos propriamente ditos. Outra grande preocupação e com a reversibilidade. Pensar o ponto de vista do outro.
Livros Interessantes:
1) Pinóquio
2) Peter Pan
3) O Patinho Feio
4) As viagens de Gulliver
5) Colecao  – Gato e Rato
São sugestões  de livros com historias contendo discussões da moral, preconceitos, criança que não querem crescer. Historias bem simples quanto à escrita e muito complexas na interpretação. Prestam-se a longas discussões com os grupos.

Nenhum comentário: