quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mais um Serão da Chave


Palestra sobre o Método Psicogenético no Serão


Monteiro Lobato criou os Serões de Dona Benta, momento especial em que todos se reuniam em roda numa sala e discutiam a vida, suas experiências, seus aprendizados ... Em 1972, o Professor Lauro capturou a ideia para criar uma reunião de pais que não fosse maçante, como normalmente são as reuniões escolares. Estávamos iniciando a escola naquela época e os Serões da Chave tornaram-se uma atividade de debate e orientação aos pais que matriculavam seus filhos conosco
.
Serão da Chave - pais reunidos

Dona Maria Elisabeth, minha mãe, então a Diretora da Chave sempre fez questão de tornar esses momentos altamente interessantes, seja pelas palestras que o Professor Lauro proferia especialmente para os pais, seja pelo clima de festa que envolvia a todos, com um belo lanche ao final dos trabalhos repleto de aperitivos e sucos diversos. A experiência foi tão bem sucedida e de tal forma agradou a todos, que muitos pais aproveitavam para levar amigos e parentes para assistir os trabalhos e conhecer a escola de seus filhos.

A hora do lanche

Mantivemos a tradição ao longo de todos esses quase quarenta anos, adaptando sempre o Serão ao momento em que vivemos. Mas de fato é o grande momento da conversa, da troca, do esclarecimento de dúvidas, etc.  Geralmente dou uma palestra falando do Método Psicogenético e suas aplicações no desenvolvimento das crianças e temos um belo lanche ao final, como gostava de fazer sua idealizadora e que se tornou uma marca registrada para todos nós. Mesmo quando trazemos os relatórios, provas e material pedagógico ao conhecimento dos pais, não deixamos de apresentar as informações teóricas que sempre irão contribuir para o aprimoramento da educação das crianças por suas famílias.

Um comentário:

Odorico Ribeiro disse...

Oi Beta, outra vez fuchico um pouquinho no teu blog. Os serões me despertaram. Há mais de 30 anos deixei A Chave, deixei o Brasil. Pois é, o destino sempre empurrando a gente. Nem lembro mais quando se davam os serões. No começo do ano? No meio, ou no fim do ano? Já minha memória começa a falhar. Tudo bem. De algo não esqueci: essas reuniões eram algo incrível naquele momento pelo que o Brasil passava. A Chave em si era algo incrível. Uma ditadura inexplicável lá fora e A Chave fabricando esperança aí dentro, buscando inteligência e inteligentes. Isso basta, homens do futuro. Hoje depois de tanto tempo e aqui tão longe, não deixo de pensar nesses inexplicáveis que insistem em existir. Mas também agora eles têm em frente muito mais ilhas de esperança mundo afora. A Chave - serões incluído - são carta forte desse baralho, com certeza.