sábado, 1 de junho de 2013

Alfabetização – Mudança de código


Trabalhando com um grupo sobre o tema Alfabetização, ficou claro para mim a importância que é dada nas escolas sobre o mesmo. Já chegou a hora de a família saber o que está realmente acontecendo com seus filhos. É o que podemos chamar de divisor de águas, porque acredito que a grande maioria dos pais não sabe detectar o que está sendo feito aos seus filhos nesse campo.
A primeira pergunta que deve ser feita é: por que a alfabetização é tão importante se nossa sociedade não lê? Livros e jornais são impressos em tiragens ridículas se comparados com países de população até menor que a nossa – mas com índice de alfabetização superior e uma cultura que privilegia a leitura. Acredito que a grande importância que é dada a Alfabetização está sem seu significado sociológico, porque os pais usam esse indicador como nível de evolução de seus filhos.
A leitura tem que ser ensinada, sim, mas para ser usada na aprendizagem. Por exemplo, quando o professor dá aulas para uma turma alfabetizada, deixa de usar recursos expositivos tendo em vista que as crianças tem acesso a todas as tarefas por escrito, lendo e resolvendo os problemas propostos. Mas não é isso que acontece. Os professores – seja lá o motivo porque isso ocorre – não usam a leitura e mantém as crianças numa condição de ouvintes.
Leitura, como diz Piaget, “não é só de letras”, pois a criança começa pela leitura da experiência. Tudo o que ela conhece ou faz deve ser considerado uma leitura. Mostre a ela muitos objetos (desenhos, fotos) e o que ela já reconhece e verbaliza deve ser considerado como uma leitura. Após o período entre o sensório-motor e o simbólico, a criança já pode reconhecer rótulos que ela vê em sua vida diária, e nesse período já está sendo estruturada a leitura gestáltica (totalidade). Todo o universo de produtos pode ser lido e, quando combinamos a vivência de vários alunos, temos um enorme universo vocabular. A criança já passa pelo mundo lendo, seja na televisão, computador, cartazes de rua, etc. Explorar essa leitura é importante para que, mais tarde, ela faça a generalização.
Só após essa fase é que vamos trabalhar a leitura lógica, onde a criança vai desdobrar cada palavra já conhecida em sílabas, para formar novos vocábulos. As novas palavras derivadas da palavra-chave vão aumentar o vocabulário lido pela criança até a generalização. Os livros devem ser disponibilizados para que as crianças entendam que existe um outro universo, ao seu dispor.

Abaixo, alguns slides que apresentei no curso, que podem ajudar na compreensão do que falo mais acima.







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